Sema promove reencontro entre felina e tutora depois de explosão em residencial no Santo Antônio

Meio Ambiente
16/01/2024 16h36

Foi um reencontro cheio de amor e saudade. A gatinha carinhosamente chamada de Giraia voltou para os braços da tutora, depois de 15 dias em um lar temporário. Ela foi acolhida pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), por meio do Programa Aju Animal, depois da explosão seguida de desabamento no residencial localizado no bairro Santo Antônio. A tragédia ocorreu no dia 31 de dezembro de 2023. Seis pessoas morreram e 13 ficaram feridas na ocorrência.

Giraia passou por consulta veterinária e realizou vários exames, por meio de clínica credenciada no Programa Aju Animal. "Estamos felizes de entregar Giraia com saúde à tutora. Ela passou por uma avaliação física e exames sanguíneos. Não foi constatada nenhuma anormalidade. Na ocasião, fizemos aplicação de vitamina B12, pois a mesma ficou três dias sem alimentação. Giraia estava castrada e possuía protocolo de vacinação atualizado", afirmou a coordenadora do Aju Animal, Anne Carollyne.
 
A felina foi recebida pelo Projeto Acolher, onde ficou durante 15 dias. "Cuidamos dela com muito carinho, até que a tutora encontrasse uma nova residência.  Inicialmente,  por causa de outros animais, Giraia ficou na gaiola de internamento. Colocamos caminha, redinha e brinquedos para que se sentisse confortável. Quando começou a perceber que estava sendo bem tratada, ela foi abrindo a guarda. A missão dada pela Sema foi cumprida com êxito. Conseguimos reverter um pouco o trauma sofrido pela felina", contou a presidente do Projeto Acolher, Sandra Santos.

A tutora de Giraia, Geruce Rodrigues, também recebeu acolhimento da gestão municipal. "Só tenho gratidão, pois a minha menina foi bem cuidada. Sabia que ela estava protegida e, acima de tudo, com alguém que ama animais tanto quanto eu. Fico feliz por tê-la em meus braços. Aquele dia foi horrível. Um momento de muito sofrimento. Vou tentar superar para poder seguir em frente com minha Giraia. Eu tinha outra gata chamada Amélia, mas ela se assustou com o barulho da explosão e fugiu", disse Geruce.
 
Aju Animal
 
O incentivo ao lar temporário nas residências de protetores é um dos eixos do programa, instituído pela Lei 5.548, de 22 de dezembro de 2022. Os outros eixos tratam da castração de cães e gatos para controle populacional, oferta de serviços veterinários e incentivo à adoção responsável.