Atividade reforça importância da saúde mental e autocuidado para os servidores

Planejamento e Orçamento
23/01/2024 19h00

Em alusão ao Janeiro Branco, mês voltado para a conscientização da saúde mental e emocional, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), promoveu aos servidores a palestra ‘Para cuidarmos bem do outro, precisamos cuidar de nós mesmos'. O encontro foi realizado pela Escola de Governo e Administração Pública (Esgap) nesta terça-feira, 23.

A atividade foi composta por palestras e oficina conduzidas pelas psicólogas Tainara Pacífico, Maria Gabriela Dantas e Sônia Carvalho. Um dos principais objetivos foi ressaltar a importância de manter a saúde mental para o dia a dia de trabalho na prestação de serviço ao público. Para o diretor da Esgap, Bosco Rollemberg, esse é um tema que precisa estar sempre em pauta e faz parte do foco da escola constantemente.

"Uma das marcas no nosso trabalho de capacitação é o cuidado com a saúde mental do servidor e o seu bem-estar psicossocial, buscando garantir um ambiente saudável em cada repartição, em cada campo de trabalho e na execução de cada projeto. Não adianta fazer o investimento sem cuidar do trabalhador. Essa oficina hoje tem esse objetivo. A gestão municipal é inovadora e de excelência, que está cuidando do servidor, porque ele precisa estar bem com ele mesmo, com o ambiente de trabalho. Essa é uma iniciativa que tem foco no bem-estar dos nossos colaboradores", explica Bosco.

Além do conhecimento transmitido com as palestras, os participantes também puderam entender na prática, com a oficina em grupos, de que formas podem exercer o autocuidado com a saúde mental no cotidiano. A psicóloga Sônia Carvalho destaca que a conscientização sobre ter uma boa saúde mental é a chave para evitar transtornos futuros, tanto na vida profissional como no convívio pessoal de cada servidor.

"Nós estamos tratando aqui um tema que consideramos bastante importante, que é o  autocuidado, é cuidar de si mesmo para poder cuidar melhor do outro. A oficina tem caráter vivencial, ou seja, abordamos o tema, mas também fizemos algumas dinâmicas para que eles possam vivenciar na prática como cuidar deles mesmos. O objetivo é que eles possam se conscientizar da importância para que eles não desenvolvam, no futuro, alguns tipos de transtornos.  Aqui eles aprendem e podem colocar em prática na própria vida e no ambiente de trabalho, que é muito importante", detalha a psicóloga.

Atenta à importância de cuidar da saúde mental e emocional, a assessora de Comunicação da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), Gabriele Frades, participou da atividade e elogiou a iniciativa. De acordo com ela, para poder acolher o outro é preciso, antes, olhar para si e manter o bem-estar pessoal.

"Muitas vezes, na nossa rotina corrida, de dar atenção a todo mundo, atender as pessoas enquanto profissional, enquanto esposa, enquanto filha, ficamos o tempo inteiro querendo assistir aos outros e acabamos nos deixando um pouquinho de lado, não nos priorizando. Achei a iniciativa essencial para nós, que somos servidores, que estamos lidando com os cidadãos que precisam do nosso acolhimento, que precisam do nosso atendimento, e a gente precisa se cuidar. Acho que é uma oportunidade maravilhosa para muitos outros profissionais que estão aqui, de se enxergarem como indivíduos que precisam sim de cuidado também", avalia a assessora.