Janeiro Branco: Prefeitura realiza ação para população em situação de rua no bairro Bugio

Saúde
23/01/2024 17h02

Na manhã desta terça-feira, 23, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou um "Café com Saúde", alusivo ao Janeiro Branco, para a população em situação de rua, no bairro Bugio. Conduzida pelo Projeto Redução de Danos (PRD) e participação do Caps Jael Patrício e o Consultório na Rua, que fazem parte da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps), a iniciativa também levou apresentações musicais e teatrais para o público presente.

Durante todo o mês de Janeiro, a Saúde de Aracaju tem ampliado e intensificado o entendimento sobre a necessidade de um olhar mais atento à saúde mental. O cuidado sobre si mesmo e sobre o outro, a possibilidade de conversar sobre seus anseios, aflições ou até promover momentos descontraídos, que possam ajudar, de alguma maneira, a tornar aquela rotina mais leve.

E estes foram os objetivos do encontro, que contou com a presença da equipe de redutores de danos, numa abordagem sobre a importância da campanha, como explica a coordenadora do Consultório na Rua e Projeto Redução de Danos, Keila Costa.

“Estamos nesse território para promover mais um encontro, em um momento de compartilhamento e integralidade do cuidado, lazer, descontração e promoção à saúde mental. Esse é o objetivo da ação e, nesta ocasião, trazer também reflexões e ampliação do cuidado ofertado”, aponta Keila.

Ainda durante a confraternização, a população teve a oportunidade de apreciar a apresentação do grupo As Jaelinas, composto por usuárias do Caps Jael Patrício, parceiro na ação ocorrida hoje. Na ocasião, o grupo trouxe uma dança ensaiada e encenada para fomentar esse cuidado com a saúde mental.

De acordo com a assistente social do Caps Jael Patrício, Thalyta Rayanna, a mensagem passada pelas Jaelinas complementou esse olhar e cuidado.

“Somos um grupo de atividade corporal, através do qual conseguimos expressar os sentimentos através das músicas, linguagem corporal, interação e comunicação. Hoje, trouxemos um pouco mais de saúde mental, incentivando, de maneira lúdica, que as pessoas demonstrem o que estão sentindo e que não sejam vistos com preconceitos”, destaca Thalyta.

Projeto Redução de Danos
O Projeto Redução de Danos (PRD) desenvolve um trabalho de promoção à saúde para população em situação de rua, usuários de álcool e outras drogas, além de profissionais do sexo, em todos os territórios da cidade. Através do projeto, as equipes da Saúde de Aracaju realizam diversas ações para ampliar o cuidado e promover mais acolhimento a essa população.