Prefeitura realizará Jornada Pedagógica 2024 para profissionais da Educação no dia 1º

Educação
29/01/2024 08h36

Com o objetivo de debater práticas coletivas de aperfeiçoamento das habilidades pedagógicas dos professores da rede municipal, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), realizará a Jornada Pedagógica de 2024 na próxima quinta-feira, dia 1° de fevereiro, no Teatro Tobias Barreto.
 
Como ação continuada, que propõe reflexões e análises das edições passadas, a Jornada atual será uma nova fase do que foi discutido em 2023, que concentrou a discussão em atividades que gerassem interesse no aprendizado por toda a comunidade escolar. Este ano, a meta é continuar motivando todos os envolvidos com a educação municipal na permanência dos esforços em prol da aprendizagem efetiva dos alunos. 

Com uma expectativa de 1.500 participantes, o encontro será dividido em duas etapas: a primeira, no Teatro Tobias Barreto, de 7h30 às 11h30, e tem como público-alvo gestores, docentes, suportes, cuidadores, tutores e mediadores pedagógicos municipais. Com uma programação coletiva, a manhã será preenchida por apresentação cultural, falas do secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, e do diretor do Departamento de Educação Básica de Aracaju (DEB), Evilson Nunes; homenagem aos docentes de destaque do ano de 2023; palestra principal do professor doutor Cipriano Luckesi, seguida de debates e perguntas. 

Já a segunda etapa, na parte da tarde, iniciada às 14h, será direcionada a públicos específicos, de acordo com a área de cada um, que participarão de atividades realizadas em locais diferentes. Divididos entre o Teatro Tobias Barreto e hotéis do bairro Atalaia, cinco grupos serão formados. São eles: Educação Física e Proeja; Diretores e coordenadores administrativos e pedagógicos; Coordenadores pedagógicos e docentes da Educação Infantil; Docentes das Salas de Recurso Multifuncional e Docentes do Ensino Fundamental e Proeja II. 

O diretor do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada de Educação (Ceafe), que é responsável pela realização do evento, Williams Santos, descreve a Jornada Pedagógica de 2024 como um momento de consolidação da rede de ensino.

“A gente saiu da pandemia, veio com um processo de recomposição de aprendizagem, com o ano passado focado na questão do planejamento para essa recomposição. Agora, em 2024, estamos focados em consolidar esse processo através de um planejamento muito mais apurado e de um processo de avaliação que possa garantir sucesso para nossos alunos. Atualmente, o maior movimento da rede é em relação às questões tecnológicas, com o recebimento de diversos equipamentos que vão integrar a ação do professor nas salas de aula. Então, na Jornada, iremos apresentar para os professores esses equipamentos e mostrar para eles todas as potencialidades em relação ao processo de aprendizagem dos alunos a partir dessa tecnologia”, diz Williams. 

“O grande momento é o da manhã, com a palestra de um profissional da área da educação que tem diversos livros já publicados, em que todos eles falam a respeito do planejamento e da avaliação. Inclusive, eu e muitos professores da rede estudamos com os livros de Luckesi, que dialogam no sentido de que a avaliação não pode ser um momento distante e de punição para o aluno, mas sim, um processo dentro da aprendizagem em que  a gente consiga situar o aluno dentro dessa perspectiva do aprender. Na parte da tarde a gente vai setorizar os professores e gestores em salas diferentes para que se possa falar a respeito desses equipamentos e do material que vem para otimizar a atividade pedagógica da rede explicar como funcionará o planejamento”, explica o diretor. 

Confira a programação completa
Dia 1° de fevereiro, às 7h30 - Público-alvo: todos os gestores, docentes, suportes, cuidadores, tutores e mediadores pedagógicos da rede municipal

Local: Teatro Tobias Barreto

7h30 às 8h - Coffee Break e Apresentação Cultural

8h10 – Abertura Hino Nacional Brasileiro | Fala do Diretor do DEB – Professor Evilson Nunes | Fala do Secretário de Educação – Professor Dr. Ricardo Nascimento Abreu

8h50 às 10h – Homenagem aos docentes de destaque 2023 

10h10 às 11h10 – Palestra principal Fala do Prof. Dr. Cipriano Luckesi 

11h10 às 11h30 – Debate e perguntas l 11h30 – Encerramento dos trabalhos da manhã 

14h - Programação em grupos

Grupo 1 - Público-alvo: docentes do Ensino Fundamental (anos iniciais), docentes de Educação Física e PROEJA - Local: Teatro Tobias Barreto 
14h – Abertura - Fala de acolhida das Coordenadorias de Ensino Fundamental, Educação Física e Educação de Jovens e Adultos

Formação: - Display interativo digital - BluEdu e seus recursos educacionais - A Suite Educacional e seus recursos

17h - Encerramento.
 
Grupo 2 - Público-alvo: diretores e coordenadores Administrativos e pedagógicos - Local: Arcus Hotel – Sala Mosqueiro

14h – Abertura - Fala de acolhida do Diretor do DEB.

Formação Cyber Safe – Fortinet

17h – Encerramento

Grupo 3 - Público-alvo: coordenadores pedagógicos e docentes da Educação Infantil (creche e pré-escola) - Local: Arcus Hotel – Sala Aruana 
14h – Abertura - Fala de acolhida da Coordenadoria de Educação Infantil

Formação - Os resultados dos referencias de qualidade na Educação Infantil - Coeinf - A intencionalidade Educativa do Professor na Educação Infantil - Palestrante: Professora Dra. Simone Damm Zogaib (UFS) 

17h - Encerramento

Grupo 4 - Público-alvo: docentes das Salas de Recurso Multifuncional - Local: Arcus Hotel – Sala Pirambu 
14h – Abertura - Fala de acolhida da Coordenadoria de Educação Especial 
Palestra: Plano Curricular do AEE e Diretrizes de atuação da Sala de Recurso Multifuncional - Coesp

17h – Encerramento

Grupo 5 - Público-alvo: docentes do Ensino Fundamental (anos finais) e PROEJA II - Local: Hotel Primme Aracaju 
14h – Abertura - Fala de acolhida da Coordenadoria de Ensino Fundamental 

Formação: - Display interativo digital - BluEdu e seus recursos educacionais - A Suite Educacional e seus recursos.
17h - Encerramento