Prefeitura prepara mediadores da Educação Especial para o início do ano letivo 2024

Educação
29/01/2024 13h02

Desde o início deste mês, semanas antes de serem iniciadas as aulas do novo ano letivo, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), está realizando uma série de medidas para fortalecer a atuação dos profissionais da Educação Especial da rede. Por meio da Matrícula Prioritária, iniciativa inédita da gestão, cerca de 1.732 estudantes com deficiência estão matriculados em 2024, sendo 282 a mais que em 2023, quando haviam 1.450 alunos com a Classificação Internacional de Doenças (CID).

Além da formação dos cuidadores dos alunos da Educação Especial, e docentes da rede, para fortalecer a educação inclusiva, a Semed também tem direcionado atenção ao aprimoramento constante do trabalho dos mediadores, que são aqueles profissionais que acompanham a criança, jovem ou adulto em sala de aula, auxiliando-os na aprendizagem, nas atividades didáticas, e intermediando a relação entre o estudante e o professor, entre ele e seus colegas, facilitando a interação e o processo de ensino e aprendizado entre todos.

Coordenadora da Educação Especial da Semed, Maíra Ielena Nascimento explica que os profissionais que atuam como mediadores são estagiários estudantes de Pedagogia, Letras e Letras/Libras. Segundo ela, a secretaria os recebe, acolhe-os em cursos formativos constantes e os direciona para as salas de aula.

"Hoje temos os cuidadores, responsáveis por questões de alimentação, higiene, locomoção, socialização e comunicação dos nossos estudantes; e temos também o mediador, aquele que fica do ladinho do estudante, explicando o conteúdo que o professor está passando. Ele facilita a aprendizagem destes alunos que fazem parte da Educação Especial, sejam eles autistas, com deficiência intelectual, visual ou auditiva", detalha Maíra.

Estudante de Pedagogia, Denieire Alves é mediadora da Educação Especial na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Da Glória Macêdo, localizada no Bairro Industrial. Ela afirma que a experiência como estagiária na rede municipal a levou a especializar-se na área da inclusão educacional, e que isso tem lhe proporcionado um aprendizado mútuo. 

"O trabalho de mediadora me trouxe forte identificação. Está sendo uma experiência maravilhosa. Tanto que me ofertaram um estágio em outra área e optei por continuar na Educação Especial, mediando. Aqui somos pesquisadores. Assim como os alunos, nós também estamos aprendendo. E tudo de novo que vemos, vamos tentando aplicar com a criança. Estou gostando tanto que quero me aprofundar mais no assunto e estudar nessa direção", explana a graduanda. 

Curso formativo
Entre estes esforços a favor do ensino inclusivo e aproveitando o período de férias letivas, a Prefeitura está realizando, entre esta segunda-feira, 29, e terça, 30, o curso formativo  'Trilhando Caminhos Inclusivos' para mediadores da Educação Especial da rede municipal. A formação ocorre durante os turnos da manhã e da tarde na sede da Semed, localizada no bairro Jardins, e conta com palestras, rodas de conversa e dinâmicas que visam fomentar as estratégias para o desenvolvimento dos estudantes e o relacionamento entre todos do ambiente escolar.

Maíra Ielena ressalta que o curso formativo é parte da preparação para o início do ano letivo 2024 e um verdadeiro intensivão para que os estagiários aprendam ou reforcem a aprendizagem no que diz respeito à mediação ao aluno da Educação Especial.

"Além dos que já atuavam nas nossas escolas também tivemos novas contratações e para que, de fato, todos estejam preparados para os desafios em sala de aula, todos precisam ser formados. Com o curso, eles estão vendo o que faz um mediador, qual a importância do trabalho articulado dele com o professor regente, sobre o Plano Educacional Individualizado (PEI) e as adaptações das atividades. Em breve, faremos formação para os professores e para as demais pessoas que estão no ambiente escolar, como o porteiro e a merendeira, por exemplo, porque todos precisam saber lidar com a inclusão", pontua a gestora da Coesp.

Técnico da Coordenadoria de Educação Especial da Semd, Igor Soares é um dos ministrantes das palestras ofertadas no curso, cujo objetivo é formar os profissionais de apoio para atuarem na escola, de maneira efetiva, para a educação especial.

"Estamos contando com palestras envolvendo conceitos de mediação escolar: quais são os papéis desses profissionais? Também contaremos com algumas experiências práticas, mesas redondas e os próprios mediadores compartilhando experiências. O público está bem participativo e esse engajamento é extremamente importante e rico. É um momento de troca, de engajamento, de sanar dúvidas e amenizar dificuldades", relata Igor.

Atuando como mediadora na Emef Deputado Jaime Araújo, localizada no bairro Soledade, Rita de Cássia dos Santos é estudante de Pedagogia e diz que o curso formativo auxilia no enfrentamento das dificuldades que podem surgir durante todo o ano letivo.

"A gente aprende a desenvolver até uma forma melhor de trabalhar com a criança, de desenvolver atividade na sala. Por isso é tão importante a gente participar. E para mim, o aprendizado mais importante é o da inclusão, saber como ajudar a incluir a criança, para ela não ser deixada de lado devido às demandas do professor e a atenção que tem que ser dada para todos os alunos. É fundamental acolher, inserir nas atividades da turma. Todo mundo tem o seu lugar, todo mundo tem a oportunidade de aprender e sua forma certa de chegar, de socializar, cada um em seu tempo", expressa Rita.