Prefeitura lança Ambiente Virtual de Aprendizagem para profissionais da rede municipal de ensino

Educação
30/01/2024 08h55

A Prefeitura de Aracaju lançou o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), uma plataforma direcionada aos profissionais da Secretaria Municipal da Educação (Semed), que permite o ensino e aprendizado de forma online, com disponibilidade de materiais, aulas e cursos digitais, além de quadros informativos para o público-alvo.

Idealizado como uma ferramenta de registro, instrução e formação para os servidores da educação da rede, o AVA é gerido pelo Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada de Educação (Ceafe) e o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Semed. Com o objetivo de modernizar o processo de oferta dos cursos formativos, o Ceafe decidiu ter uma estrutura virtual em que fosse possível registrar e disponibilizar todo o material desenvolvido pelo Centro e, também, ter a possibilidade de ministrar atividades diretamente na plataforma.

De acordo com o diretor do Ceafe, Williams Santos, a ideia central é que todas as formações estejam associadas ao AVA, para que todo material apresentado esteja disponível no ambiente virtual e o professor possa ter acesso posteriormente.

“O AVA é um local onde a gente vai congregar diversas possibilidades de interação, de atividades e ferramentas que garantam a aprendizagem do professor ao longo das diversas formações que o Ceafe vai oferecer. Para isso, é necessário que todas as pessoas que fazem formação conosco estejam cadastradas na plataforma, para que elas tenham acesso a todo o material produzido, a frequência automática e aos certificados. O ambiente virtual amplia as possibilidades e, no nosso caso, a maior vantagem é poder manter todas as formações salvas no sistema com o professor tendo acesso a todo momento para estudar, revisar e se manter informado”, explica.

Responsável pela parte tecnológica e de análise de dados da plataforma, o diretor do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI/Semed), Caio Davinis, destaca que o AVA é mais uma ferramenta da gestão baseada em evidências que a Semed vem construindo.

“É muito importante que artefatos de tecnologia deem apoio no sentido da gente conseguir acessar o máximo de dados possíveis, que ajudarão nas tomadas de decisões. Assim, o Ceafe, como frente de formação da secretaria, se juntou ao DTI e iniciou um processo de construção desse ambiente virtual de aprendizagem. Ele é basicamente uma plataforma que centraliza todos os materiais, cursos, processos de inscrição e emissão de certificados. E esses procedimentos vão nos ajudar a entender como está a adesão do público, quais são os conteúdos que os professores realmente estão abraçando, se inscrevendo e acessando.  Assim, é com base nesses dados que o DTI vai otimizar os processos de formação da Semed”, detalha o diretor.