Matrícula Online 2024: Prefeitura inicia etapa de vagas remanescentes nesta quinta, 1°

Educação
31/01/2024 08h30

A partir da próxima quinta-feira, 1° de fevereiro, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), dará início a mais uma fase da Matrícula Online 2024. Trata-se do período de solicitação de vagas remanescentes, que são aquelas não preenchidas nas fases anteriores ou que foram solicitadas, porém, não houve a confirmação com a entrega de documentos nas escolas.

Para esta fase, 845 vagas remanescentes estão sendo ofertadas para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). O Portal da Matrícula permanecerá aberto até o final do ano, visto que a rede continua recebendo novos alunos ao longo dos semestres.

O acesso para solicitação das vagas é o mesmo do processo de matrícula para estudantes novos. Portanto, mães, pais e responsáveis devem acessar o Portal da Matrícula Online, através do endereço https://www.aracaju.se.gov.br/matriculaonline, clicar na aba 'Vagas Remanescentes', escolher a escola e realizar o cadastro. Após isso, a família tem 48 horas para ir até a secretaria da unidade escolhida e entregar a documentação obrigatória, que servirá de confirmação da matrícula. Em casos da não entrega dos documentos, a vaga voltará a ficar ativa no portal.

Cadastro de Vaga Escolar
Com mais de 31 mil vagas confirmadas para o ano letivo de 2024, a Semed destaca que, paralelo ao período de vagas remanescentes, também ficará aberto, a partir do dia 1° de fevereiro, o cadastro reserva, que é mais uma oportunidade de ingresso nas escolas municipais. Denominado como Cadastro de Vaga Escolar, o acesso funciona da mesma forma que as etapas anteriores da matrícula, de forma online, através do Portal da Matrícula. A ferramenta é uma lista de espera pública que visa identificar a demanda de vagas da população durante todo o ano.

Com o cadastro e o apontamento de interesse nas vagas, assim que houver disponibilidade de matrícula na unidade escolar optada, a família será contatada pela Central de Matrícula da Semed, sempre respeitando a ordem de cadastro.

Central da Matrícula
A Semed disponibiliza a Central da Matrícula para sanar dúvidas e atender as orientações da população, que tem horário de funcionamento, de segunda a sexta, das 7h30 às 17h . A população pode entrar em contato através dos seguintes números: 79 3179-1574; 79 98157-5918; 79 98106-2969 (WhatsApp) e 79 98166-7342 (WhatsApp).

Início das aulas
Neste ano de 2024, o início das aulas da rede municipal de ensino está marcado para o dia 5 de fevereiro. Neste dia, a Prefeitura de Aracaju realizará a aula inaugural, no Teatro Tobias Barreto, onde será apresentado o pacote de tecnologia que equipará todas as 79 escolas municipais. No evento, 1.400 alunos de cinco escolas estarão presentes para o recebimento dos notebooks e kits pedagógicos com material escolar e fardamento.