Emei Joaquim Cardoso de Araújo promove formação para seus funcionários

Educação
31/01/2024 12h20

Com o intuito de fortalecer as relações interpessoais e preparar a equipe para o desenvolvimento de um trabalho ainda mais eficaz no ano letivo 2024, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Joaquim Cardoso de Araújo, localizada no Bairro América, promoveu entre os dias 29 e 31, atividades de formação para todo o quadro de colaboradores da unidade escolar: gestores, professores e funcionários terceirizados. O curso formativo contou com a parceria da Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), e com o apoio da Guarda Municipal (GMA).

Nestes três dias, em formato de rodas de conversa, o conjunto de formações explanou temas sobre a importância do apoio mútuo e de relações profissionais saudáveis, a segurança na escola, a alimentação escolar, ao cuidado com os espaços da unidade de ensino e aos direitos e deveres de todos que atuam na escola.

Da Semed, participaram da programação equipes dos Departamentos de Gestão Pessoal (DGP), da Diretora de Administração e Finanças (DAF), e das Coordenadorias de Educação Infantil (Coeinf) e de Alimentação Escolar (COAE). Diretora da Emef e idealizadora da formação, Cristiane Costa afirma que, com a chegada de novos profissionais e início de um novo ano letivo, é necessário que a equipe esteja bem preparada para lidar com os alunos e com a rotina de trabalho.

"Pensei nesta jornada de atividades voltada aos nossos colaboradores, no intuito de que a gente possa somar com os esforços para um novo ano letivo com o trabalho de todos ainda mais fortalecido. Cada um dentro da sua perspectiva, um segurando na mão do outro, para que a gente possa fazer o nosso melhor. Temos pessoas novas na equipe e outras perspectivas, queremos focar nas relações interpessoais para que possamos ter a segurança em realizar nossas demandas com segurança, resolvendo os conflitos e oferecendo às crianças o nosso melhor", explica a gestora.

Como coordenador da Ronda Escolar da GMA, o subinspetor Everaldo Lopes parabeniza a Emei pela iniciativa e diz que a ação reforça o quanto a escola está preocupada não só com os alunos, mas com o bem-estar e segurança de toda a comunidade escolar. Ele ressalta, ainda, que além das rondas cotidianas às escolas, a corporação também atua, em parceria com a rede, no projeto Anjos Azuis, que realiza peças teatrais com foco em temas sensíveis da sociedade, e em outras ações eventuais que sejam necessárias.

"É muito gratificante participar de um momento como esse. Aqui promovemos um bate-papo onde todos vão ter a consciência que a segurança escolar não é só de uma pessoa, mas de todos que fazem parte dela. Nossa parceria com a Semed é constante e estamos fazendo ações conjuntas constantemente, como vamos fazer agora, dia 5 de janeiro, o acompanhamento do retorno às aulas da rede municipal", pontua o subinspetor.

Funcionária terceirizada da Emei, Marília Gabriela Ismerin expressa estar muito satisfeita com as reuniões da formação, principalmente, segundo ela, por abordar questões de segurança, alimentação e saúde, que são prioridades não apenas para quem trabalha na unidade de ensino, mas também para as crianças que estão sob os cuidados da escola diariamente.

"Percebo que o que discutimos na formação interfere diretamente no meu trabalho. Lidamos com um público delicado, então sempre presto muita atenção, especialmente quando se trata dos alunos especiais. Estou sempre atenta e disposta a ajudar, seja brincando com eles ou auxiliando os cuidadores quando necessário. Aqui todos se ajudam para garantir o bom funcionamento da escola. Acredito que essa colaboração é essencial. Se alguém não quiser ajudar, pode prejudicar todo o processo. Isso não só dificulta o andamento das atividades, mas também afeta as crianças, que percebem e são afetadas quando algo não está certo", reitera Marília.

Formação Continuada
A Educação de Aracaju tem se destacado por seu compromisso com a formação contínua dos profissionais que atuam nas escolas. Com o objetivo de promover a excelência educacional, durante todo o ano letivo são realizados constantes cursos formativos, abrangendo desde professores e gestores até funcionários administrativos. Estes abordam uma variedade de temas relevantes, incluindo metodologias de ensino atualizadas, práticas pedagógicas inovadoras, inclusão escolar, tecnologias educacionais e desenvolvimento pessoal e profissional.

Já neste início de 2024, a Semed iniciou os cursos formativos contínuos, aproveitando o período de recesso escolar. Em janeiro, já foram realizados cursos formativos para gestores escolares, profissionais da educação infantil, Educação Inclusiva, e nesta quinta-feira, dia 1º, promove a Jornada Pedagógica 2024, que ocorrerá no Teatro Tobias Barreto e é direcionada a profissionais de diversas áreas de atuação nas escolas da rede.