Jornada Pedagógica 2024 é finalizada com palestras e formações para profissionais da rede

Educação
01/02/2024 19h14

Iniciada pela manhã desta quinta-feira, 1°, a Jornada Pedagógica 2024 da rede municipal de ensino se estendeu até às 17h do mesmo dia. Realizada pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), o turno matinal foi programado para a abertura, que contou com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira e palestra coletiva. Já a parte da tarde, foi direcionada e dividida para público-alvos diferentes, com apresentação e discussão de temas específicos de cada área. 

O público de 1500 participantes foi dividido em cinco grupos, alocados em três lugares diferentes, sendo eles o próprio teatro Tobias Barreto, o Arcus Hotel e o Hotel Primme Aracaju, ambos localizados no bairro Atalaia. A divisão foi planejada de acordo com as necessidades pedagógicas e a partir das tecnologias ofertadas para as modalidades existentes no ensino municipal. Sendo assim, os grupos foram até o seu local determinado e puderam aprender, dialogar e conhecer as tecnologias que farão parte do seu dia a dia nas salas de aula neste ano. 

Acontecendo de forma paralela nos três lugares citados, os participantes foram divididos da seguinte forma: no teatro Tobias Barreto, com o grupo 1, formado por docentes do Ensino Fundamental (anos iniciais), docentes de Educação Física e Proeja I, para formação sobre display interativo digital e os recursos educacionais do BluEdu e da Suite Educacional; no Arcus Hotel, o grupo 2, com diretores e coordenadores administrativos e pedagógicos, na formação CyberSafe - Fortinet; grupo 3, com coordenadores pedagógicos e docentes da Educação Infantil, com discussão sobre os resultados de qualidade na Educação Infantil e palestra sobre a intencionalidade Educativa; grupo 4, com docentes das salas de Recurso Multifuncional, em palestra sobre o Plano Curricular do Atendimento Educacional Especializado (AEE); já o grupo 5, realizado no Hotel Primme, foi direcionado aos docentes do Ensino Fundamental (anos finais) e Proeja II, para formação do Display Interativo e os recursos educacionais do BluEdu e da Suite Educacional. 

Palestras e formações
Palestrante do grupo 3, a professora convidada, Dra. Simone Damm Zogaib, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), falou sobre a intencionalidade educativa do professor na Educação Infantil. “O professor do infantil não é somente alguém para cuidar das crianças. Portanto, ele tem que ter uma intencionalidade educativa e ela se reverte na forma de acolher o que a criança traz, de ampliar essas experiências respeitando o público infantil. A intencionalidade do professor é pensar como ele pode provocar novas experiências com as crianças. A intenção é muito mais ampla que o planejamento, porque a intenção vem de dentro para fora. Por isso, é importante planejar a partir das intenções e do conhecimento que você tem, porque aí sim fará diferença para as crianças”, explica a professora. 

Professora da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) José Calumby Filho, Gilvane Ferreira afirma que a palestra clareou a importância de saber o que é a intenção educativa e como ela é importante da didática e pedagogia do professor infantil.  “Antes de ir para sala de aula, a nossa intenção é ir com algo preparado, sem chegar na escola com algo no automático, porque sempre temos que levar para as crianças algo que seja produtivo e a encoraje a querer e poder mais. É claro que algumas vezes pode acontecer eventualidades, de não sair da forma em que a gente preparou. Mas, o importante é saber que  houve um preparo antes, que houve uma intenção. É preciso que o professor do infantil saiba como vai receber a criança, para que ela se conforte mais. A palestra nos mostrou o poder da intenção e provou, mais uma vez, que o professor deve estar sempre em busca de novos aprendizados, por isso é tão necessário a realização de eventos educacionais como este”, afirma.

Profissional da sala de recursos multifuncionais, a docente Perolina Souza ensina na Emef Laonde Gama da Silva e descreve a palestra para o grupo 4, sobre o AEE e as diretrizes de atuação neste tipo de sala, como um acréscimo essencial na atuação educacional para os alunos da educação especial. “O nosso público é o especial, por isso temos especificidades. Então, é importante ter conhecimento do currículo educacional para este público e entender o que foi apresentado hoje, para pensarmos como tudo isso vai e deve acrescentar na atividade em sala de aula. A jornada e esse momento específico foi importante porque tivemos a oportunidade de fazer uma avaliação do nosso trabalho desenvolvido no ano de 2023, fazendo um diagnóstico e entendendo no que ainda precisamos avançar. Eu acho que tudo conversado nesta sala foi fundamental para que a gente inicie o planejamento do ano letivo de 2024 com calma e preparo”, avalia.

Já o docente Gilton Dantas é atuante na Educação para Jovens e Adultos (EJA) e participou do grupo 5. Para ele, o momento serviu de muito aprendizado e descobertas, já que foi apresentado às novas tecnologias de sala de aula. “Esses aparelhos tecnológicos vão nos ajudar muito a planejar nossas aulas. Vamos ter uma interatividade com alunos que, muitas das vezes, vêm de uma realidade socioeconômica instável, já que o EJA acolhe pessoas que não puderam iniciar ou finalizar seus estudos no período convencional. Com isso, nós vamos ofertar a inclusão digital para eles e motivar o aprendizado. Na tarde de hoje, foram apresentadas várias ferramentas, a exemplo da lousa digital, que indica ser um auxílio muito bom e necessário para a sala de aula. Foi um encontro muito proveitoso e instigante para toda a educação”, declara.