Prefeitura realiza primeira formação continuada de 2024 para gestores escolares

Educação
07/02/2024 15h53

A primeira formação continuada do ano de 2024  para a rede municipal de ensino de Aracaju foi iniciada nesta quarta-feira, 7, e segue até a quinta, 8. Realizada pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed),a formação foi direcionada aos gestores escolares e acontece na sede da Semed, com as manhãs dedicadas aos diretores e as tardes, aos coordenadores pedagógicos. Para a realização, a rede conta com a parceria da Associação Bem Comum e palestra da Liceu Consultoria, parceira do programa Educar pra Valer. 

O objetivo da formação é esclarecer as funções de cada categoria e como os profissionais devem trabalhar juntos para garantir a aprendizagem dos estudantes. Sendo os diretores e coordenadores responsáveis pelo bom desempenho da logística escolar, a formação é importante porque permite que esses gestores aprendam e dialoguem sobre o acompanhamento diário do trabalho pedagógico. Além do mais, também se discute a evolução da aprendizagem e são feitas avaliações e aconselhamentos para quando houver situações em que se façam necessárias intervenções. 

Como a eleição de gestores escolares ocorrida no final de 2023, o ano letivo de 2024 inicia com algumas mudanças nas gestões das escolas e novos profissionais se tornam diretores e coordenadores. Assim, a formação contempla os novatos no sentido de aperfeiçoar as habilidades e competências que eles devem exercer durante o exercício da função. 

Para a formadora Rosejania Dias, da Liceu Consultoria, o momento é de partilha, reflexões de práticas positivas que deram certo em 2023, mas também de planejamento de ações e de possibilidades que podem ser desenvolvidas ao longo do ano. 

“O nosso encontro tem como temática as políticas educacionais. Então, discutimos sobre o que dizem os nossos documentos oficiais sobre o fazer dos gestores em busca do cuidado e da aprendizagem que a gente precisa garantir aos nossos alunos. Hoje é um momento de troca e de conversa sobre o que eles podem melhorar dentro da gestão da escola, sempre com o objetivo de potencializar a qualidade do ensino. A formação vai contar com atividades de estudo, de reflexão, de fundamentação teórica, mas, principalmente, muitas atividades de troca, porque acreditamos muito na aprendizagem em pares. Quando um diretor compartilha uma estratégia que ele está realizando na escola, amplia as possibilidades de um colega que de repente não compreendeu daquela forma ou ainda não utilizou aquela possibilidade. Portanto, o nosso objetivo é fortalecer essa troca entre eles”, explica. 

Pela primeira vez atuando como diretora, Sandra Leite está gerindo a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Anísio Teixeira. Para ela, a formação é um momento que sana todas as dúvidas e angústias do novo desafio.

“Por mais que muitos de nós já venham de uma prática pedagógica nas escolas em outras experiências, muitos, assim como eu, estão iniciando a primeira vez como gestores. Então, o curso traz para a gente essa novidade da divisão do tempo, em que na gestão existem cinco subgestões, desenvolvendo a gestão de pessoal, de tempo, pedagógica e lidando com todas essas ações dentro dessa grande gestão. Para isso, é preciso que a gente entenda que não podemos estar sozinhos. Neste trabalho, a divisão de atividades e de demandas vai fazer com que a gente consiga realizar, de fato, uma gestão geral. Portanto, o curso está sendo uma base e um suporte, mostrando que não estamos sozinhos, pois existe toda uma equipe na escola e, também, na própria Semed, que nos assessora nessa nova caminhada”, afirma. 

Coordenadora pedagógica da Emef em Tempo Integral Jornalista João Oliva Alves, Elaine Ramos já tem experiência na função, mas entende que coordenar em rede é mais amplo e coletivo.

“A formação é importante porque é um espaço de solução para que todos os profissionais da rede possam dialogar e conversar juntos. Aqui na Prefeitura a gente trabalha em rede. Então, a rede municipal de ensino de Aracaju tem uma rotina de aula, com material padronizado para todas as escolas. Portanto, não é interessante que cada coordenação faça um trabalho muito diferente do outro. É claro que cada escola tem as suas particularidades, mas tem ações e atividades que a gente deve passar para os professores com o intuito de conseguir alcançar os nossos resultados da rede. Eu acredito que 2024 será um ano muito bom, de muito aprendizado e de muita coisa nova nas escolas, já que recebemos um material muito rico de tecnologia, o que irá nos possibilitar a variação de nossas metodologias de ensino”, avalia.