Escola Tech: coordenadores pedagógicos são capacitados para manuseio dos displays interativos

Educação
19/02/2024 12h13

Buscando tornar o ensino cada vez mais eficaz e mais prática a vida do educador da rede municipal, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria da Educação (Semed), deu início a cursos formativos para a utilização dos displays interativos digitais. Nesta segunda-feira, 19, durante todo o dia, a formação está ocorre no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Juscelino Kubitschek, no bairro Coroa do Meio, e é direcionada aos coordenadores pedagógicos das 79 unidades escolares da rede.

Os displays interativos estão sendo instalados em todas as salas de aula das escolas municipais e fazem parte do Escola Tech, um pacote de investimentos em tecnologia educacional que equipará todas as escolas do município, em Aracaju, com ferramentas tecnológicas. A iniciativa visa potencializar o ensino e ampliar, ainda mais, a segurança e a inclusão digital no ambiente escolar. Além das 800 telas de 75 polegadas, com tecnologia touch screen, as unidades escolares também estão sendo contempladas com câmeras, totens eletrônicos para chamadas e sistemas de inteligência artificial.

Diretor do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Educação (Ceafe), Willams dos Santos explica que a Semed está preparando os coordenadores pedagógicos, neste momento, para que entendam como funciona o manuseio da ferramenta e possam dar suporte aos professores quando houver as formações para os docentes em cada unidade de ensino.

"A partir desta desta terça, 20, iniciaremos a formação para os professores na Emef Jornalista João Oliva Alves, do bairro Santa Maria, e seguimos com a programação para outras escolas, à medida que forem recebendo as telas digitais. Além deste curso, nós do Ceafe também estamos fazendo acompanhamento e visitas para sanar possíveis dúvidas ou dificuldades. Temos ainda um ambiente virtual de aprendizagem, com disponibilização de videoaulas curtas e material em forma de ebook", afirma Williams.

Modernização na educação
Fundador e consultor da MindTech Soluções, empresa responsável pelo fornecimento dos displays, Miguel Leme diz que esta é uma formação mais técnica para que os coordenadores possam compreender como funciona a lousa, de maneira geral. Ele ressalta que a educação tem que acompanhar a evolução nas tecnologias e, por isso, os aparatos tecnológicos que são utilizados na escola têm que estar a par com este avanço, ampliando a interação entre professor e aluno, e fazendo com que este absorva o conhecimento de forma mais consistente.

"A intenção é que entendam como funciona toda esta interação e que possam apoiar os professores, principalmente neste primeiro momento, no cadastro de biometria, já que a lousa requer este manuseio para que se possa entrar no sistema e ser manuseada. Para a nossa empresa, Aracaju está sendo a cidade pioneira na implantação deste tipo de projeto. Os professores estão muito animados e estamos trazendo as instruções de forma simples, para que não tenham receio de usar", detalha o ministrante.

Coordenadora pedagógica na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Áurea Melo Zamor, localizada no bairro São Conrado, Jéssica Marinho pontua que a chegada do Escola Tech e do treinamento para o uso dos displays é fundamental para que o ensino possa ter um caráter mais assertivo em relação ao interesse do aluno em sala de aula. Ela enfatiza, ainda, o papel do recurso na Educação Especial.

"Algo que fiquei pensando muito enquanto o instrutor abordava a questão dos softwares foi o quanto esses displays serão úteis para a sala de recursos, possibilitando baixar aplicativos de tecnologia assistiva e, com eles, trabalhar o desenvolvimento de alunos autistas e com outras deficiências. Acredito que esta ferramenta irá tornar a nossa vida, enquanto educadores e alunos, mais prática. A gente tem que estar sempre se atualizando para podermos oferecer o melhor para os estudantes. As gerações estão mudando de forma muito rápida e temos que fazer algo que realmente prenda a atenção em sala de aula", enfatiza Jéssica.

Já a coordenadora da Emef Jornalista João Oliva Alves, Elaine Ramos, conta que os professores estão animados e utilizando os displays em sala de aula. "Para nós é muito importante estarmos aqui neste curso, aprendendo sobre novas tecnologias ativas para aumentar as possibilidades de aprender dos alunos. Assim, vamos poder estar munidas de suporte para acolher as dúvidas dos professores e realizarmos um bom trabalho, não só através da forma tradicional, mas com novas ideias e por meio de novas ferramentas", expressa.