Absenteísmo na rede municipal supera os 30% em alguns procedimentos e exames

Saúde
21/02/2024 16h20

O não comparecimento de pessoas em consultas e procedimentos marcados no Sistema Único de Saúde (SUS) é uma constante, no entanto, o chamado absenteísmo causa danos, principalmente, à saúde de quem precisa. A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) busca fornecer informações para a população de como não perder as consultas e procedimentos.

Por mês, a Saúde municipal agenda cerca de 500 mil procedimentos entre exames e consultas, porém alguns exames, como ultrassonografia de abdômen total registram recorde de faltosos. De janeiro a dezembro do ano passado, foram agendados o total de 36.760 ultrassonografias de abdômen total, mas somente 13.739 compareceram. Outros procedimentos, como exames de esofagogastroduodenoscopia e consultas com médico neurologista também registraram índices alarmantes de absenteísmo. Somente nos últimos quatro meses de 2023, o exame de ecocardiografia, por exemplo, atingiu 32% de absenteísmo e consulta com neurologista para crianças, 28%

Segundo a diretora de Inteligência em Saúde da SMS, Ana Régia Oliveira, algumas estratégias são adotadas para minimizar o número de faltosos aos procedimentos e consultas. “À medida que avaliamos a lista de espera, realizamos o overbooking, que significa marcar a mais considerando um possível número de absenteísmo. Algumas especialidades mais críticas, utilizamos a equipe do MonitorAju para realizar as ligações com antecedência avisando aos usuários sobre a liberação do agendamento, porém o MonitorAju encontra uma barreira que é o telefone de contato desatualizado”, destaca Ana Régia.

Durante as ligações efetuadas é possível perceber que o cadastro dos pacientes está desatualizado, já que não atendem as ligações ou os telefones constam como desligados. “Um dos maiores problemas que temos, hoje, é a questão dos contatos desatualizados. Por isso, recomendamos a todos os usuários a se deslocarem até as unidades de saúde para informar o novo contato, assim como informar o telefone da vizinha ou de um familiar para que possamos entrar em contato e, de fato, garantir o atendimento daquela pessoa”, frisa a diretora.

Também contribui para diminuir o absenteísmo, se o paciente avisa que não poderá comparecer a um exame ou consulta agendada. Basta informar à Unidade de Saúde da Família (USF) ou ao agente de saúde da região. Assim, o nome será retirado da fila, deixando de ocupar a vaga de outra pessoa. Outra forma de desmarcar o agendamento sem se deslocar para a unidade é entrando em contato com a Ouvidoria da SMS, por meio do telefone 0800 729 3534.