Prefeitura disponibiliza novo canal para denúncias de focos e criadouros de Aedes aegypti

Saúde
22/02/2024 13h00

Intensificando o plano de ações de combate ao Aedes aegypti, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibiliza, a partir desta quinta-feira, 22, mais um canal de atendimento para denúncia de focos ou criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A participação da população é de extrema importância para o combate ao inseto, portanto, a partir de agora, é possível fazer registros e denúncias por meio deste formulário.

Conforme ressalta a diretora de Vigilância em Saúde (DVS), Taise Cavalcante, para este novo cadastramento, o usuário deve preencher o formulário com os dados necessários, além de disponibilizar fotos ou vídeos e o endereço da localização denunciada. “ Este novo canal foi implantado com o objetivo de promover ainda mais comodidade e praticidade à população. Através da denúncia referente ao foco, será realizada uma avaliação da foto ou vídeo, pela equipe da Vigilância Epidemiológica, para uma primeira orientação de quem fez a denúncia. Se houver a necessidade de inspeção, essa será realizada pela equipe de campo”, destaca a diretora.

Imóveis fechados e abandonados

No caso de casas ou terrenos fechados e abandonados, em que a comunidade não sabe informar quem é o proprietário, a equipe de campo busca a identificação junto à Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz).

“Entramos em contato com a Semfaz para, através do cadastro do IPTU, termos acesso ao proprietário do imóvel. A primeira ação é essa. Quando conseguimos o contato, a equipe de campo liga e agenda a visita neste imóvel. Concluída a inspeção, será preenchida uma ficha de visita domiciliar, contendo a data, o horário e o nome do agente de saúde. Por conta da denúncia, o imóvel será monitorado e, caso seja necessário, os agentes retornarão para uma nova inspeção ", informa a diretora.

Outros canais para denúncias
 
A população também pode registrar denúncias de focos ou casos suspeitos do Aedes aegypti por meio da Ouvidoria da Saúde, pelo e-mail saúde.ouvidoria@aracaju.se.gov.br, enviando fotos e vídeos dos locais com focos ou, ainda, pela central de telefone 0800 729 3534, opção 2, ou do MonitorAju, pela mesma central, clicando na opção 1.

“O MonitorAju inicia o monitoramento de pacientes com suspeita de dengue, zika e chikungunya que foram notificados pelos estabelecimentos de saúde durante a semana, e aos finais de semana e feriados, pelo Centro de Informação Estratégica de Vigilância em Saúde da Vigilância Epidemiológica. Este monitoramento é uma forma de acompanhar os pacientes antes que o resultado da doença seja disponibilizado. A equipe da Saúde de Aracaju liga para monitorar os pacientes do primeiro ao sétimo dia, período mais critico para dengue, dos sinais e sintomas dessas doenças, fazendo perguntas sobre sinais e sintomas, além de orientação sobre as doenças”, ressalta Taise.