Prefeitura mantém ações de combate ao Aedes aegypti diariamente

Saúde
23/02/2024 16h30

Aracaju não apresenta riscos de epidemia ou surtos por doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, no momento. No entanto, mesmo assim, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mantém atenção e monitoramento constantes com relação ao mosquito e, através dos agentes de endemias, realiza ações, diariamente, para combater o vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Taise Cavalcante, esses profissionais são capacitados para a realização das visitas domiciliares e para vistorias.“Os agentes de combate às endemias são profissionais de saúde capacitados para a vistoria de depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos, inspeção, cuidados de caixas d'água, calhas e telhados, com o objetivo de prevenir e controlar doenças como dengue, zika e chikungunya. É muito importante a realização e orientação desse trabalho para que possa evitar surtos e epidemias dessas doenças”, frisa.

A partir do levantamento de casos notificados e da presença de criadouros do mosquito Aedes Aegypti identificados, as ações são intensificadas em cada bairro. O coordenador do Programa Municipal de Combate ao Aedes, Jeferson Santana, ressalta que para isso as visitas domiciliares acontecem de segunda a sexta-feira, e, aos finais de semana, aos sábados em formato de mutirão.

“Durante a semana, o trabalho dos agentes é direcionado para a identificação de possíveis criadouros a fim de fazer a eliminação do foco do mosquito. Nos imóveis fechados, eles deixam a notificação para posterior agendamento da visita. Temos, também, os mutirões que acontecem aos sábados com diversos agentes de endemias e de limpeza, em uma parceria com a Emsurb”, destaca Jeferson.

Além disso, no final da tarde, de terça a quinta-feira, o fumacê costal é aplicado em alguns locais com o objetivo de bloquear a transmissão. Nesta estratégia, os agentes de endemias percorrem os quarteirões do bairro onde circula um grande volume de pessoas.

O coordenador Jeferson Santana reforça, ainda, que há um canal de denúncia para informar à Saúde de Aracaju locais com a presença de criadouros. “Através do número 0800 729 3534 na opção 1 (MonitorAju) e na opção 2 (Ouvidoria), as pessoas podem fazer a denúncia da localidade com foco do mosquito e solicitar os serviços dos agentes de endemias. Outra forma de denunciar é clicando no banner que está no site da Prefeitura para inserir as informações e fotos do local onde é necessário a presença do trabalho de combate ao Aedes Aegypti”, conclui Jeferson.