Prefeitura investe em segurança e modernidade no armazenamento de dados

Planejamento e Orçamento
26/02/2024 16h36

A modernização tecnológica da Prefeitura de Aracaju vem sendo, ao longo dos últimos anos, uma das prioridades da gestão municipal. Para servir como alicerce a todos os projetos na área de Tecnologia da Informação que estão em andamento, a administração, através da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), implantou dois Datacenters, que irão garantir segurança e modernidade no processamento de dados.

Eles possuem uma estrutura de hardware hiperconvergente (HCI) em cluster, o que significa que funcionarão como um conjunto de sistemas interligados de forma unificada, entregando uma alta capacidade de armazenamento e processamento, com segurança e agilidade. A partir de agora, é no Datacenter que ficam abrigados, em nuvem, todos os dados e sistemas operacionais da Prefeitura.

O secretário em exercício da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Hallison de Sousa, ressalta que a implantação dos Datacenters é um avanço na infraestrutura de TI. "A implantação desses equipamentos é um marco na modernização da gestão da Prefeitura de Aracaju. Com esses novos Datacenters, teremos toda a infraestrutura de processamento e armazenamento centralizada, promovendo mais qualidade e segurança na tecnologia da informação de todos os órgãos e secretarias municipais, permitindo que possamos avançar, cada vez mais, nos nossos projetos e melhorando os serviços prestados", avalia Hallison.

Modernidade

Os equipamentos, que seguem um padrão internacional de qualidade e segurança, são dois contêineres de grande porte, cada um pesando 30 toneladas e medindo 4,60m de altura, 3,15m de largura e 11,60m de comprimento. Cada equipamento conta com sistema de refrigeração adequado e dois geradores para assegurar que não haja descontinuidade no funcionamento. Ao todo, foram investidos R$ 22 milhões em recursos próprios.

Uma das unidades está no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, sede do Executivo, e o outro contêiner foi instalado na Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb). A escolha do local foi feita a partir de normas de segurança e viabilidade de espaço físico. Segundo o coordenador de Tecnologia da Informação, Cláudio Luiz Silva, o sistema irá melhorar a infraestrutura de TI de todos os órgãos municipais.

"Eles estarão ligados por dois enlaces de fibra ótica dedicados, quer dizer que serão redundantes, dando mais segurança ao processo, pois, se um parar de funcionar, o outro estará ativo para dar sustentação sem qualquer interrupção no serviço. Essa estrutura estará disponível para ser compartilhada virtualmente por todos os órgãos da Prefeitura. Ou seja, toda infraestrutura de processamento e armazenamento demandada pelos órgãos estará centralizada nos datacenters. Isso vai permitir que as secretarias tenham mais segurança e disponibilidade para realizar seus projetos específicos, sem a preocupação com a infraestrutura de TI, resultando em melhores serviços prestados ao cidadão", explica Cláudio.