Prefeitura realiza Dia D de combate à dengue

Saúde
01/03/2024 10h15

Neste sábado, dia 2, às 8h, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), se soma à mobilização nacional do Ministério da Saúde e realiza o Dia D de combate à dengue. A partir das 8h, equipes da SMS estarão reunidas no bairro São Conrado, em um mutirão que contará, ainda, com a Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec) e com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).
 
Conforme a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, além de se somar à mobilização do MS, o Dia D agrega ao plano de ações da campanha Aracaju contra a Dengue, lançada nesta quinta-feira, 29, pela Prefeitura.
 
Durante a ação, será realizada a identificação e eliminação do mosquito, através de serviços educativos, varrição, capinação, roçagem mecanizada e coleta de resíduos descartados incorretamente em terrenos baldios e vias públicas da localidade. Ao todo, 50 agentes de endemias atuarão no Dia D. Para contribuir com a ação, a Semdec disponibilizará um drone, e a Emsurb, como de costume, atuará com os agentes de limpeza.

“A Secretaria da Saúde de Aracaju já realiza um trabalho rotineiro de mutirões, em três sábados de cada mês, além de ter o trabalho diário dos agentes de endemias, de casa em casa, percorrendo todos os bairros da cidade. No entanto, entrar nesta mobilização é reforçar a importância da conscientização e, sobretudo, da prevenção, por isso, nos unimos neste Dia D, com a intensificação das ações”, destaca Waneska.

A gestora explica que o São Conrado foi escolhido de maneira estratégica. “Desde agosto do ano passado, temos intensificado essa coleta de exames e, por isso, conseguimos identificar três vírus no bairro São Conrado, tipo 1 e tipo 2 de dengue, e um de chikungunya. Ainda estamos com uma quantidade baixa de notificações, sendo que das cerca de 400, só 12 foram confirmadas como dengue, mas sabemos que o vírus está circulando e a nossa maior preocupação é com o período de sazonalidade que está chegando, agora em março, com chuva e tempo quente, propício ao desenvolvimento do mosquito, além síndromes gripais. Portanto, precisamos ter muito cuidado e que a população chegue junto das ações de combate”, frisa a secretária.