Prefeitura lança plano de ações da campanha Aracaju contra a Dengue

Agência Aracaju de Notícias
29/02/2024 12h38

A Prefeitura de Aracaju, por meio de uma força-tarefa envolvendo diversos órgãos municipais, lançou, nesta quinta-feira, dia 29, a campanha Aracaju contra a Dengue, iniciativa que ampliará as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, um esforço que prepara a cidade, sobretudo, para o período de sazonalidade, iniciado no mês de março, com maior incidência de chuvas e tempo quente, cenário que favorece o rápido desenvolvimento do vetor. Na oportunidade, também foi anunciado o Dia D de mobilização.

Encabeçada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a força-tarefa conta, ainda, com as secretarias municipais da Educação (Semed), da Defesa Social e Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil de Aracaju e Guarda Municipal, e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), sendo que as ações fazem parte do trabalho dos já criados Centro de Operações Emergenciais de Aracaju (COE), instituído pelo prefeito Edvaldo Nogueira, por meio do Decreto nº 7.496/24, e grupo técnico de prevenção e controle de arboviroses da SMS. 

De acordo com o prefeito Edvaldo Nogueira, mesmo que Aracaju não esteja vivendo a situação crítica de outras cidades do Brasil, o objetivo é, justamente, trabalhar antecipadamente para que uma epidemia não chegue à capital. 

“Em 2008, tivemos uma epidemia de dengue, em Aracaju, que começou em março. Não esqueço do esforço e da luta que tivemos para acabar com essa epidemia. Agora, existe uma epidemia no país e, por nossa sorte, ela não chegou em todo o Brasil. Ela está dando sinais no Sudeste e algumas cidades da Bahia e, para que não chegue até nós, precisamos agir antecipadamente. Estamos saindo na frente para conseguirmos controlar o mosquito e melhor assistir as pessoas, para que, mesmo que chegue aqui, tenha menos impacto. Diferente da covid, a dengue tem um vetor e cabe a todos nós combater o mosquito, sobretudo porque o Aedes tem se fortalecido, tem ganhado resistência. Precisamos do engajamento de todos, por isso esse plano tem ações da Prefeitura, mas, também, trabalho de conscientização”, ressalta Edvaldo ao destacar que, hoje, conforme o último Levantamento de índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), a maior parte dos focos do mosquito está nas residências. 

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, pontuou que, além das ações, a SMS tem intensificado a orientação aos profissionais de saúde. 

“Todo paciente que chegue com quadro suspeito de arbovirose em algum dos nossos equipamentos de saúde que, primeiro, os profissionais façam a notificação para a SMS, para que possamos monitorar e planejar as nossas ações. Segundo que, toda a notificação venha seguida de coleta do exame, para que enviemos ao Lacen [Laboratório Central do estado] e possamos identificar qual o vírus está circulando. Desde agosto do ano passado, temos intensificado essa coleta e, por isso, conseguimos identificar três vírus no bairro São Conrado, tipo 1 e tipo 2 de dengue, e um de chikungunya. Ainda estamos com uma quantidade baixa de notificações, sendo que das cerca de 400, só 12 foram confirmadas como dengue, mas sabemos que o vírus está circulando e a nossa maior preocupação é com o período de sazonalidade que está chegando, agora em março, com chuva e tempo quente, propício ao desenvolvimento do mosquito, além síndromes gripais. Portanto, precisamos ter muito cuidado e que a população chegue junto das ações de combate”, salienta Waneska. 

Parcerias 

Tão importante quanto as ações, as parcerias serão fundamentais nesse processo de combate ao Aedes aegypti. 

O secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, considera que as crianças são grandes multiplicadores de boas informações, por isso a Semed vai reforçar ainda mais a conscientização dentro das escolas. 

“A Semed vem se somar aos esforços da cidade de Aracaju, colocando à disposição toda a nossa expertise e as pessoas que estão nas escolas. Trabalhamos com crianças e com a formação do cidadão, então, queremos criar uma grande brigada formada pelas crianças, para que possamos fiscalizar os ambientes que podem favorecer a proliferação do mosquito. Estamos, também, antecipando todo um calendário de recolhimento de inservíveis de móveis e equipamentos que não são mais utilizados e colocando onde não existe risco. Além disto, vamos decretar o mês de março como um momento de intensificação das ações pedagógicas de combate ao mosquito, para que cada pessoa das escolas de Aracaju sejam agentes da cidade, para que a gente não permita que essa epidemia se propague na nossa capital”, acrescenta. 

Parceira antiga nas ações de combate ao Aedes, a Emsurb vai intensificar as ações. 

“É um grande olhar da gestão no intuito de ampliarmos as ações de combate aos riscos e possibilidade de proliferação do Aedes, que muitas vezes podem ser atribuídos a um descarte irregular, seja por pneus ou resíduos jogados em terrenos baldios. Com isso, a Emsurb, através das suas atribuições, atua no combate a esses riscos. Portanto, faremos um pente fino ainda maior nos terrenos, intensificaremos o Cata-Treco, sensibilizarmos a população para a utilização dos ecopontos, entre outras medidas que fazem parte do nosso trabalho de rotina, mas que, agora, serão ampliadas”, acentua o presidente da Emsurb, Bruno Moraes. 

Entre as ações, duas delas têm a ver com novas tecnologias de saúde, para isso, a Prefeitura contou com duas emendas do vereador Breno Garibalde. 

“É um momento muito delicado, em que estamos vendo outros estados sofrendo com a dengue, então, colocamos duas emendas, uma para a compra de inseticida residual e a outra para as armadilhas chamadas de ovitrampas. Esse é um momento que está totalmente ligado com as questões do meio ambiente, as quais defendo. Temos que ter cuidado com o descarte de lixo, com os efeitos da crise climática, aumento do calor, e tudo isso ajuda na proliferação do mosquito, por isso é tão importante essa força-tarefa”, completa o parlamentar. 

Ações 

- No último dia 22, a SMS passou a disponibilizar um novo canal de denúncia de foco do mosquito, por meio de um link, no site da Prefeitura, o qual direciona para um formulário que deve ser preenchido com informações e imagens a respeito da denúncia. Além disto, foi criado no 0800 da SMS (0800 729 3534), a opção 1, direcionada especificamente para atendimento de denúncias de foco do mosquito; 

- Na próxima segunda-feira, dia 4, a SMS inicia a coleta do segundo Levantamento de índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa), trabalho que seguirá até o dia 8, para posterior divulgação dos dados; 

- Contratação de 30 novos agentes temporários de apoio às políticas de controle do Aedes aegypti por um período de três meses;

- Orientação e capacitação de estudantes das escolas públicas e privadas (Projeto Canto Limpo) sobre como fazer prevenção contra o Aedes, com emissão de certificado de “Brigadistas Mirins”, em parceria com Semed e Semdec. 

- Intensificação do trabalho de campo com visitas aos equipamentos públicos para identificação de focos e ação de aplicação do fumacê costal;

- Visita de campo e aplicação de fumacê costal nas escolas públicas e privadas;

- Visitas domiciliares noturnas em bairros ou condomínios às terças e quintas-feiras, a partir do dia 12 de março. 

- Intensificação do trabalho de campo nos bairros classificados como de risco pós-chuvas, em parceria com Semdec; 

- Uso de drones nos mutirões nos finais de semana, em parceria com Semdec;

- Em meio às ações, as novas tecnologias de monitoramento e controle também serão inseridas: aplicação de inseticida residual e compra de 400 armadilhas de Ovitrampas. O primeiro se refere a um inseticida que, após a aplicação, tem um efeito de cerca de seis meses. Já a segunda, é uma armadilha simples, com um vaso, preenchido com água em que é adiciona uma substância atrativa para o mosquito que fica posicionada em locais estratégicos. Dentro do vaso, há uma palheta de madeira para que a fêmea bote seus ovos. Semanalmente, as equipe de agentes farão a coleta desse material e posterior análise. 

- A Vigilância em Saúde também será intensificada com monitoramento de todas as ações de controle do Aedes aegypti, através do painel de monitoramento. 

- Intensificação das ações do Cata-Treco e da coleta de pneus pela Emsurb. 

- Retirada de bens inservíveis das escolas. Mobiliários que não são mais utilizados estão sendo levados para o almoxarifado da Prefeitura, para um acondicionamento correto. Este movimento acontece todo o ano, porém, está sendo intensificado, agora. Depois que a Semed retira este material, a SMS verifica a necessidade de fazer borrifação com inseticida. 

- Formação com gestores escolares: uma equipe da SMS fará uma formação com os gestores escolares sobre o combate ao mosquito nas escolas, para que eles sejam multiplicadores com os professores. 

- Formação com agentes de limpeza junto à Emsurb. 

Dia D 

Parte da campanha nacional do Ministério da Saúde, Aracaju se soma ao Dia D de combate à dengue, no bairro São Conrado, neste sábado, 2, às 8h, com intensificação do mutirão costumeiramente realizado. Nesta data, 50 agentes de endemias atuarão na ação, que contará, ainda, com um drone disponibilizado pela Semdec, assim como com agentes de limpeza da Emsurb.

Na ação, serão realizados: identificação e eliminação do mosquito, através de serviços educativos, varrição, capinação, roçagem mecanizada e coleta de resíduos descartados incorretamente em terrenos baldios e vias públicas da localidade.