Aracaju 169 anos: Emsurb atua na conservação dos monumentos símbolos da história da capital

Serviços Urbanos
15/03/2024 16h52

Garantir a valorização do patrimônio cultural para as gerações presentes e futuras é um dos compromissos da Prefeitura de Aracaju, através do empenho em ações voltadas à preservação de monumentos símbolos da história e cultura da capital. Em sua maioria, as representações estão situadas em espaços públicos da cidade que regularmente recebem atividades de conservação efetuadas pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) em diversos pontos de visitação da cidade destinados também aos turistas.

Conhecida como a 'terra do caranguejo', Aracaju destaca seu símbolo ao longo da Orla da Atalaia. O monumento que carrega o nome de um dos principais pratos da culinária típica é motivo de encanto para os frequentadores da região. Recentemente, o monumento em alusão ao crustáceo passou por revitalização com ações diretas de pintura para realçar suas cores e atrair os olhares dos turistas. Em outro ponto, está o conjunto de esculturas conhecido como 'Formadores da Nacionalidade', que também sofre com danos devido à maresia. Em novembro de 2023, as estruturas passaram por uma intervenção para a retirada de resíduos, polimento e aplicação de verniz para acabamento.

O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, explicou a importância dessas ações no sentido de evitar a degradação dessas estruturas essenciais para a preservação da memória cultural da cidade. “Foram inúmeras ações de recuperação em 2023. Somos responsáveis pela preservação de monumentos que simbolizam a história de um povo. Ambos carregam marcos importantes da cultura, e por isso é fundamental o trabalho de preservação dos pontos turísticos da capital. Prestes a completar 169 anos, a Emsurb tem a felicidade de fazer parte disso, sendo uma ponte entre os aracajuanos e um passado que é nosso”, destacou.

Às margens do Rio Sergipe e entre as vias que ligam os bairros São José e 13 de julho, na avenida Ivo do Prado, o fichário com a marcante expressão “Ser feliz Aracaju” é um convite aos turistas que desejam conhecer a fundo os elementos que fazem conexão direta ao nome da cidade, que deriva da expressão indígena "ará acaiú", que em tupi-guarani significa "cajueiro das araras”. Esse é mais um dos monumentos que também recebe a atenção da empresa municipal visando a manutenção das características originais da obra.

Um dos cartões-postais  mais visitados é o letreiro “Eu amo Aracaju”, situado na área dos Arcos da Orla da Atalaia, um verdadeiro convite para conhecer a faixa litorânea da capital. O cenário perfeito para registros e selfies recebe continuamente ações de recuperação de combate à ferrugem e preservação das famosas pastilhas azuis que compõem a estrutura de concreto tornando um atrativo para os visitantes.

Essa não é a única escultura que referencia o fruto pioneiro e característico da cidade. Desde 2022, a Emsurb iniciou o projeto de revitalização de esculturas, intituladas “Cajus na rua”. Pelas mãos do artista plástico Everaldo Andrade dos Santos, a revitalização artística das peças contou com a  limpeza e posterior pintura que conecta visualmente outros símbolos, a exemplo da Torre do Relógio. No total, são sete Cajus espalhados pela cidade: na Orla da Atalaia, nas proximidades do Mercado Central Thales Ferraz, Calçadão da 13 de Julho, Parque dos Cajueiros, Colina de Santo Antônio, Orlinha do Bairro Industrial e Orla Pôr do Sol.

Outra vista marcante recém revitalizada pela Emsurb foi a da Torre do relógio do Mercado Municipal Antônio Franco, na região central. O espaço, que é referência visual para quem chega em Aracaju, recebeu reparos a partir do cronograma executado pelo setor de Engenharia e Manutenção Predial da empresa. Em fevereiro deste ano, foi feita a limpeza e revitalização da pintura desgastada pela ação do sol e da chuva, reafirmando o compromisso da Prefeitura com a preservação de monumentos históricos.

E por fim, a Orla Pôr do Sol, que leva o nome do Jornalista Cleomar Brandi. Com imagens reais de tirar o fôlego, a preservação do local também faz parte do cronograma da Emsurb e durante este mês foram executados reparos em toda extensão do ponto turístico, no tablado que dá acesso à vista do rio Vaza Barris e outras partes da estrutura que serve caminhos aos passeios náuticos, de modo a garantir a segurança e contemplação dos visitantes. Além disso, o local é atendido por uma equipe fixa de agentes que fazem a limpeza e manutenção das áreas verdes.

“Aracaju é conhecida por ser uma cidade limpa, organizada e acolhedora. Então, promover ações que propiciam bem-estar não só à população que nela reside, mas também para quem a visita é essencial. Por isso, a importância da somação de esforços das nossas equipes que, ao final, tornam Aracaju ainda mais bonita e agradável”, finalizou Bruno Moraes.