Aracaju 169 anos: Emsurb atua na limpeza e organização durante Ato Evangélico

Serviços Urbanos
16/03/2024 17h40

Sempre zelando pela limpeza e organização da cidade, a Prefeitura de Aracaju, por meio a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), designou várias equipes para execução de ações de limpeza e ordenamento dos espaços públicos na área da praça de eventos Hilton Lopes, onde ocorre neste final de semana, dias 16 e 17 de março, a programação de shows artísticos em comemoração ao aniversário de 169 anos da capital sergipana. Os últimos ajustes envolvendo o setor operacional foi efetuado ao longo deste sábado, onde cerca de 30 agentes intensificaram a limpeza nas áreas de acesso, como as ruas Santa Rosa e José do Prado Franco, e do local que será ocupado por milhares de pessoas durante o ato evangélico.

O presidente da Emsurb, Bruno Moraes, explica que o planejamento elaborado atende às especificidades do evento e à quantidade de público esperado para os dois dias de festa, de modo a não prejudicar o andamento das ações habituais efetuadas na cidade. “No domingo, teremos aproximadamente 60 agentes que farão o repasse na limpeza na praça Hilton Lopes, deixando tudo organizado para os shows que iniciam às 20h. Além disso, a partir das 6h, parte desse quantitativo será designado para o suporte no recolhimento de resíduos durante a missa comemorativa na Colina do Santo Antônio e na aposição de flores no Obelisco a Inácio Joaquim Barbosa, na Praça do Mini Golf, no bairro São José”, detalhou.

Para promover o descarte correto do lixo e obter mais celeridade na higienização dos ambientes, 60 contêineres foram instalados em pontos estratégicos, dois pontos de entrega voluntária (PEV’s) para o recebimento de resíduos recicláveis, além de três caminhões compactadores e dois caminhões-pipa para a higienização final nas primeiras horas da segunda-feira, 18, que irá mobilizar 80 agentes. 

Outro ponto que se insere no planejamento é referente à fiscalização e organização dos espaços públicos, bem como o ordenamento do comércio ambulante. Desta forma, para orientar e supervisionar os comerciantes autorizados a ocupar os pontos fixos de venda de comidas e bebidas, 70 fiscais estarão trabalhando em dois turnos e observando também a comercialização de bebidas em recipientes de vidro. “Nossa capital merece uma festa limpa e organizada igual aos adjetivos que a caracterizam. Por isso, não pouparemos esforços para contribuir com essa festa do jeito que Aracaju merece”, concluiu o presidente.