Sistema de identificação facial contribuiu na prisão de dez pessoas nos últimos eventos da capital

Guarda Municipal
19/03/2024 14h30

A Prefeitura de Aracaju vem empregando nos últimos anos uma série de ações que visam tornar ainda mais seguros os grandes eventos realizados na capital, a exemplo do Réveillon, Projeto Verão, Forró Caju e as comemorações pelo aniversário da cidade.
 
A gestão municipal investe em capacitação técnica dos guardas municipais, assim como em novos equipamentos e, principalmente, o emprego de novas tecnologias, a exemplo do videomonitoramento e, de forma mais recente, do reconhecimento facial, um trabalho realizado em parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP) e da Secretaria da Justiça, do Trabalho e da Defesa do Consumidor (Sejuc), ambas ligadas ao Governo de Sergipe.
 
Somente nos dois últimos grandes eventos realizados pela Prefeitura, respectivamente, Projeto Verão e shows de aniversário da capital, dez pessoas com mandados de prisão em aberto foram identificadas pelo reconhecimento facial e presas no local. Câmeras de alta resolução são instaladas por todo o perímetro dos eventos, em especial, nas entradas das arenas, possibilitando que ao chegarem ao espaço, essas pessoas, de forma individualizada, sejam identificadas e, em havendo um mandado de prisão expedido pela Justiça em desfavor de determinado indivíduo, este seja abordado e encaminhado à delegacia mais próxima, após a confirmação de sua identidade.
 
O comandante-geral da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), subinspetor Fernando Mendonça, ressalta o papel da implementação de novas estratégias para a garantia da segurança em eventos de grande porte.

“A Prefeitura de Aracaju não tem medido esforços para garantir que as festas realizadas pelo município sejam cada vez mais seguras para os aracajuanos e turistas, dessa forma, tem investido na capacitação continuada dos guardas municipais, na compra de equipamentos novos e mais modernos e na utilização de tecnologia de ponta que se traduzem em eventos cada vez mais tranquilos, sem a ocorrências de grande vulto. A tecnologia do reconhecimento facial, utilizado em parceria com os órgãos estaduais, só vem reforçar esse compromisso com a população. A parceria vem dando certo e com certeza será mantida pelo bem da sociedade aracajuana”, enfatiza Mendonça.
 
Em todos os eventos a Prefeitura monta uma base compartilhada de monitoramento, onde atuam representantes das Forças de Segurança pública em âmbito municipal e estadual, de onde saem as informações para as equipes da Guarda Municipal, que realizam o patrulhamento na arena da festa, e são os responsáveis pela realização das abordagens e da condução para a delegacia sediada na base de comando.