Prefeitura assegura serviços de saúde às pessoas em situação de rua

Saúde
27/03/2024 09h07

Com o intuito de fomentar a garantia de direitos da população em situação de rua, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), desenvolve o Projeto Redução de Danos e o Consultório na Rua (CnaR). Através dos redutores de danos e de uma equipe multidisciplinar, o município acolhe, atende e vincula pessoas em situação de vulnerabilidade a equipamentos da rede de saúde. 

O PRD desenvolve um trabalho de promoção à saúde para população em situação de rua, usuários de álcool e outras drogas, além de profissionais do sexo, em todos os territórios da cidade. Já o CnaR, é uma política pública e estratégica da Atenção Básica para reafirmação e operacionalização dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), objetivando a garantia do acesso, a inclusão e o cuidado da população em situação de rua.

De acordo com a coordenadora do PRD e do Consultório na Rua, Keila Costa, o PRD existe em Aracaju desde 2002, e o principal objetivo é proporcionar educação em saúde e redução de danos às pessoas em situação de rua, profissionais do sexo e pessoas que fazem uso compulsivo de álcool e outras drogas. 

“O Projeto de Redução de Danos perpassa por um posicionamento ético, político, que é o respeito à singularidade, ao cuidado e à liberdade deste sujeito, levando às diretrizes e portarias que fundamentam o SUS [Sistema Único de Saúde] de Aracaju. Entender que aquele sujeito, independentemente do uso problemático de drogas, é alguém que têm direitos, e que todos os profissionais precisam ter esse posicionamento e esse respeito, isso é algo que deve se perpetuar e permanecer dentro do SUS de uma forma geral. O trabalho de redução de danos não combate às drogas, e sim cria estratégias, juntamente com os usuários, de redução dos riscos psicossociais e físicos”, destaca a coordenadora.

O serviço é realizado por 16 redutores de danos que compõem as oito regiões sanitárias de Aracaju. Esses profissionais que compõem o projeto têm como frente de atuação as ruas da cidade de Aracaju, da antiga Zona de Expansão à Zona Norte, além das Unidades de Saúde de Família (USFs), os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e as escolas. Os serviços ofertados são nas áreas de educação em saúde, como orientações sobre o uso compulsivo de álcool e outras drogas, prevenção e promoção da saúde, a importância do uso de preservativos internos e externos, entre outros.

Consultório na Rua

Implantado em junho de 2015, o Consultório na Rua (CnaR) é uma política pública e estratégica da Atenção Básica para reafirmação e operacionalização dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), objetivando a garantia do acesso, a inclusão e o cuidado da população em situação de rua. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h, e tem como sede administrativa a Unidade de Saúde da Família (USF) Maria do Céu, localizada no Centro da capital, e a USF Ministro Costa Cavalcante, situada no bairro Inácio Barbosa. 

“A equipe do Consultório realiza acolhimento inicial, escuta qualificada e orientação em saúde. É através dos atendimentos que os profissionais identificam as condições de saúde dessa população com a finalidade de desenvolver estratégias de promoção à saúde e de ampliação do acesso aos equipamentos da rede municipal”, destaca a coordenadora do Consultório, Keila Costa.

Além dos atendimentos na rua com ações itinerantes em todas as regiões da capital, os profissionais realizam testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's), acompanhamento pré-natal, tratamento de tuberculose, hanseníase, sífilis, hepatites B e C, HIV, atendimentos de diabetes e hipertensão, aplicação de vacinas, encaminhamentos para documentação e aconselhamento sobre álcool e outras drogas.

“Entendemos que o público-alvo do Consultório são pessoas que estão em uma situação de extrema vulnerabilidade, por isso é necessário que o atendimento seja rápido e efetivo. Nossa equipe também realiza encaminhamentos para os órgãos e instituições de atendimento à saúde, de assistência social e proteção, como Unidades de Saúde da Família, Centros de Referência de Assistência Social, de Referência Especializado de Assistência Social e de Atenção Psicossocial”, ressalta Keila.

Através dos atendimentos, as condições de saúde dessa população são identificadas, acolhidas e reforçadas a promoção à saúde dos aracajuanos que vivem em situação de rua. “Desenvolvemos diversas estratégias nos abrigos, ruas e outros locais. É um trabalho de ampliação de acesso aos equipamentos, pautado no posicionamento ético que cerne a política da redução de danos e um cuidado integral de saúde. Atualmente, o serviço tem uma equipe formada por 15 profissionais, composta por um médico, quatro enfermeiros, três assistentes sociais, um técnico de enfermagem, um auxiliar de enfermagem, três psicólogos e dois redutores de danos que percorrem a cidade para realizar atendimento e acolhimento à população em situação de rua. Essas ações itinerantes acontecem em todas as regiões da capital”, explica a coordenadora.

Atendimento humanizado

Para garantir uma maior eficácia no cuidado ao paciente, o trabalho do Consultório na Rua é feito de forma integrada. Isso garante que uma rede de atuação estratégica possa atender de forma prioritária os assistidos pelo serviço.
 
Segundo a enfermeira Aline Ribeiro, o olhar humanizado para as pessoas em situação de rua é reforçado como estratégia por meio de uma equipe multidisciplinar e engajada. “Além das atividades técnicas, científicas e humanísticas primordiais na atuação da profissão no serviço, possuímos um diferencial na articulação, que é a empatia e o manejo com o ser humano, percorrendo da zona Sul à zona Norte, acompanhando os grupos ou pessoas em situação de rua que já foram mapeados pela equipe. Em dias específicos, também fazemos a busca ativa por campos novos, identificando ruas e bairros com pessoas que ainda não foram acessadas e não são acompanhadas pelo Consultório na Rua”, detalha Aline.

Para a assistente social do serviço, Eremita Apóstolo, que faz parte da equipe multidisciplinar do Consultório na Rua, os profissionais trabalham em conjunto para garantir o atendimento das demandas que a população em situação de rua apresenta. “Possibilitamos as pontes, estabelecendo diálogo com essas pessoas para que, a partir de articulação inter e intrassetorial, as diversas necessidades sejam atendidas. Promover a saúde de uma forma lúdica e dinâmica é uma das finalidades das ações temática que realizamos por mês no Consultório na Rua, um exemplo foi a última ação que foi do carnaval, onde os profissionais se fantasiaram e de uma forma lúdica, orientaram e estimularam a perspectiva de vida de cada usuário, presenciando a felicidade de ser quem são, integrando usuários, moradores da região, funcionários e pacientes da unidade, em um momento de união e integração”, enfatiza Eremita.

De acordo com a psicóloga Stefanie Vieira, a atuação do profissional de psicologia pode ser centrada muitas vezes na questão de promoção da saúde e na prevenção dos agravos psíquicos em diversos contextos. “O profissional da psicologia também atua na psicoeducação da população, trabalhando na temática da regulação emocional, além de realizar a escuta empática qualificada. Fundamentada em pressupostos teóricos e auxiliando na compreensão dos estados emocionais, desenvolvemos busca ativa, visitas, e outras técnicas, sempre conectando, a qualidade de vida das pessoas no desenvolvimento do autoconhecimento, de cada indivíduo e do grupo a que pertence”, reforça a psicóloga.