AjuInteligente facilita o acesso da população aos serviços municipais de Saúde

Saúde
27/03/2024 14h00

Com a plataforma AjuInteligente, ferramenta criada pela Prefeitura de Aracaju para agilizar o acesso aos serviços prestados à população, os cidadãos podem realizar diversos procedimentos junto aos órgãos municipais remotamente. Na seção da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por exemplo, os usuários, utilizando apenas um computador ou dispositivo móvel com internet, podem ter acesso a serviços como agendamento de consultas, cartão de vacinação, resultado de exames, controle de medicamentos, Vigilância Sanitária, entre outras funcionalidades.

“A ferramenta digital faz parte do Planejamento Estratégico do município e é um avanço na modernização da gestão pública da capital. Além de fornecer serviços com maior agilidade, possibilita também que os usuários acompanhem as solicitações requeridas, as etapas e informações dos processos. O AjuInteligente desburocratiza o serviço público, centraliza a demanda e dá mais agilidade ao atendimento”, destaca o coordenador de Tecnologia da Informação (TI) da SMS, Adson Gomes.

Como acessar a ferramenta digital

Para ter acesso à plataforma digital AjuInteligente é preciso preencher um formulário disponível na própria plataforma que pode ser acessada no site da Prefeitura ou através do endereço: http://ajuinteligente.aracaju.se.gov.br e fornecer e-mail, nome completo, número de telefone, CPF e outros dados.

Serviços ofertados

Segundo o coordenador de TI, o usuário pode optar por não se deslocar até a Unidade de Saúde da Família (USF) e acessar serviços disponíveis no seu próprio celular.  “Dentro da plataforma AjuInteligente, ao clicar na aba [Saúde],  são ofertados marcação de consultas e exames, agendamento, lista de espera, resultado de exames de covid e visualização. Solicitação de estágio obrigatório, visitas técnicas, aulas práticas, residência, pesquisa, projeto de extensão, entre outros. É importante que a população conheça e utilize a plataforma, que tem a finalidade de melhorar sempre a qualidade do atendimento prestado, facilitando o serviço em saúde e dando mais conforto à população”, explica Adson.

Entre os serviços disponíveis da Saúde também estão os da Vigilância Sanitária (VISA) como apresentação de Defesa de Processos Administrativos Sanitários; Avaliação do Projeto Básico de Inspeção Sanitário; Solicitação de Alvará Sanitário; Solicitação de Inspeção Sanitário Inicial; Solicitação de Retorno de Inspeção Sanitária, dentre outros. O AjuInteligente facilita o trâmite dos processos e, pelo mesmo endereço eletrônico, a equipe recebe os documentos das empresas para a análise e posterior preparação e envio dos documentos.