Comunidade do 17 de Março comemora inauguração do novo polo da Academia da Cidade

Saúde
03/04/2024 17h00

Na última terça-feira, 2, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inaugurou, na comunidade do bairro 17 de Março, um novo polo da Academia da Cidade. Este foi o primeiro de um ciclo de seis que serão entregues pela gestão municipal, somando aos 12 que já existem espalhados pela capital sergipana, promovendo saúde e qualidade de vida para a população. Os moradores do bairro celebram a chegada de mais um equipamento - entre tantos que vêm sendo erguidos na região - que visa promover saúde integral do corpo, além da prevenção e controle de doenças crônicas. 

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, destaca que o 13º pólo da Academia da Cidade conta com uma nova estrutura preconizada pelo Ministério da Saúde, vinculado à Unidade de Saúde da Família (USF), portanto, não se trata apenas de um espaço para a prática de atividade física, mas uma verdadeira vinculação com as pessoas.

“Os novos polos da Academia da Cidade chegam para agregar mais saúde na vida das pessoas e inauguramos mais um, entre os seis que temos para inaugurar, fruto de uma parceria com o Governo Federal. Temos dois focos no programa: um voltado para as pessoas acima de 60 anos, para melhorar a mobilidade, flexibilidade; e o outro foco é direcionado para as pessoas com menos de 60 anos para reduzir o índice de massa corpórea. Sabemos que, no Brasil, há uma preocupação com o grande número de pessoas que estão acima do peso e é mais do que provado que reduzir esse índice é obter saúde, prevenindo a hipertensão, diabetes e outras doenças crônicas. É dessa forma que poderemos prevenir e acompanhar as pessoas que vivem com estas doenças e utilizam medicação, para que com as atividades físicas e com as orientações, tanto do professor da academia quanto do nutricionista, possam diminuir, por exemplo, a dosagem da medicação, ou às vezes, até não precisar usar mais”, ressalta Waneska.

A instrutora de uma dos polos da Academia da Cidade, Vanessa Vitório, garante que os benefícios são inúmeros e que, por diversas vezes, frequentar a Academia da Cidade não é somente sobre cuidar do corpo, mas também da mente por se tratar de um espaço de convivência para fazer amigos e contemplar a vida.

“Com a implementação do polo da Academia da Cidade no bairro 17 de Março, com certeza quem ganha é a comunidade porque, a partir das avaliações periódicas desenvolvidas em cada polo, podemos perceber que a capacidade cardiorrespiratória dos participantes tem melhorado bastante, a questão de humor também, pois muitas relatam que passaram a controlar melhor a ansiedade, sem contar a socialização que é algo muito importante. Todo mês, a gente faz algum evento, seja dos aniversariantes do mês ou outras datas comemorativas, e será de grande valia para a população ter a disposição aqui no no bairro 17 de Março um pólo da Academia da Cidade”, relata Vanessa.

Cuidar da saúde e ter mais qualidade de vida foi o que levou a dona de casa Valdeci Santos Rodrigues a se interessar pela Academia da Cidade. “Acredito que vai melhorar bastante para a gente aprender um pouco mais sobre saúde. Muitas pessoas do 17 de Março já procuram dar o seu melhor e chegar uma Academia da Cidade na nossa região será muita vantagem. Creio que aqui é um ponto ideal para as pessoas poderem ocupar a mente, então é uma bênção de Deus. Eu já fiz caminhada, mas participar assim, de um grupo gratuito, vai ser a primeira vez porque eu vou aproveitar com certeza. Isso para a gente é saúde, e traz benefício para a pessoa”, conta Valdeci.

Maria Augusta Silva Nascimento, aposentada e frequentadora de um dos polos, marcou presença para prestigiar a inauguração e incentivar os moradores da região. “Eu faço a Academia da Cidade no conjunto Augusto Franco e, a convite da nossa professora, vim ver o novo polo no bairro 17 de Março. A comunidade pode aproveitar muitas coisas que antes não tinha e agora tem, então as pessoas que moram aqui vão ter essa oportunidade. Faz três anos que eu sou aluna da Academia da Cidade, e lá a gente aproveita muito bem. Tenho certeza que aqui eles também vão aproveitar e não irão se arrepender. O que mais gosto de fazer lá são os alongamentos e a caminhada porque me sinto muito bem, principalmente porque eu percebi que depois que passei a ir pra Academia da Cidade passei a ter mais saúde e muita disposição para fazer as coisas. Até o ânimo melhorou”, ressalta Maria.

Outro usuário da Academia da Cidade, o aposentado José Fernando da Conceição, conta que perdeu peso e controlou a pressão arterial com a mudança de hábitos. “Há mais de um ano eu frequento a Academia da Cidade. Quando entrei para a turma, cheguei a perder 20kg, tinha problema na coluna, mas, aos poucos, fui melhorando. Esse ano até participei da Corrida Cidade de Aracaju e cheguei certinho porque na Academia da Cidade também tem o Clube de Corrida que eu participo. Eu não corria antes, mas com o apoio da professora comecei a treinar, e além das atividades da academia também passei a fazer os treinos de corrida. Além de ter perdido peso, a minha pressão sempre era alta, mas isso mudou, depois da Academia da Cidade ela está normal”, desabafa.

A moradora do 17 de Março, Keli de Jesus Azevedo, confessa que é sedentária e conta que, com a chegada do novo equipamento, essa realidade pode mudar. “É excelente. Mais uma obra na nossa comunidade e, para as pessoas que precisam cuidar da saúde, será ótimo. Para falar a verdade, eu não faço exercício físico, mas sei o quanto é importante. Talvez, ter esse polo perto da minha casa mude isso e eu passe a sair do sedentarismo. O prefeito Edvaldo está trabalhando muito aqui no nosso bairro e a gente só tem a agradecer por isso”, conclui Keli.