Material escolar da Prefeitura auxilia no desenvolvimento dos alunos da educação infantil

Educação
04/04/2024 09h00

Sala de aula bem colorida, olhinhos curiosos e concentração no exercício. Esse foi o cenário durante a atividade pedagógica envolvendo alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Irmãos Mirella e Marcell Moura, do bairro Farolândia, que sob os comandos da professora Elizete Souza, se divertiam enquanto pintavam, com os novos materiais escolares, os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo.

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), está concluindo a distribuição dos kits pedagógicos nas unidades de ensino da rede. Os materiais foram selecionados e ofertados aos alunos de acordo com a modalidade escolar. Assim, os kits da educação infantil se diferem dos recebidos no ensino fundamental e Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Coordenadora pedagógica da Emei, Jaqueline Oliveira comenta que o kit auxilia bastante no desenvolvimento da rotina escolar, mas também na convivência e acolhimento ao aluno, já que todos têm o mesmo material. Ela afirma que os itens auxiliam, também, na motivação às atividades pedagógicas.

"Eles adoram abrir a mochila e ela estar lá, toda recheada, de terem lápis de cor, borracha, o que gostam e necessitam para o desenvolvimento. Algumas famílias realmente não teriam condição financeira de comprar todos esses itens que vieram. São produtos de ótima qualidade e a gente vê que o kit foi, de fato, fechado para atender todas as idades, desde os pequenininhos até as crianças maiores. Em outras épocas podia acontecer de ficarem dizendo 'eu tenho mais, eu tenho o melhor'. E agora, não. Todo mundo tem um material bonito, colorido, chamativo e pensado para eles", expressa a coordenadora.

Cada aluno da Emei está recebendo o kit contendo cadernos de desenho, caixas de lápis de cor e de giz de cera, tesoura, cola e outros produtos, presentes de forma duplicada para que os alunos possam utilizá-los em sala de aula e em casa, nas atividades pedagógicas.

Professora da turma dos alunos de cinco anos na Emei, Elizete Souza ressalta que não só os estudantes, como ela também ficou muito feliz e surpresa com os kits, e que estes são fundamentais para o desenvolvimentos das atividades didáticas necessárias ao aprendizado.

"Estou encantada. É um kit super completo e foi motivo de muita alegria para todos nós. No dia que chegou as crianças já vieram mostrando tudo que havia. São itens essenciais para que a gente possa atingir a aprendizagem e aplicar o que planejamos aqui diariamente. Também tem a questão da dignidade, porque tudo que a escola particular oferece, com materiais de qualidade, nós temos aqui, tanto as crianças como as professoras. É uma escola maravilhosa", explica a docente.

A professora Erica Dantas, da turma de três anos, evidencia a qualidade dos produtos, destacando a preocupação da Semed em ofertar itens com características que contribuam para o avanço na aprendizagem e estimulem as habilidades necessárias nesta fase escolar.

"Nesta idade precisamos desenvolver neles a motricidade fina, por exemplo. Algo que será estimulado a partir dos lápis mais grossos, em forma triangular, com cores chamativas. Assim, vamos conseguir desenvolver as habilidades necessárias, aptidões que a criança precisa para, no futuro, conseguir pegar adequadamente o lápis, equilibrar o copo sem derramar, amarrar o cadarço. Este material é lúdico e atrativo, mas não é brinquedo. São produtos de qualidade que vão fortalecer os músculos, as mãozinhas, para a fase de alfabetização. Por isso, também orientamos aos pais que é preciso cuidar, pois o melhor material está sendo oferecido aos seus filhos", destaca a professora.