Prefeitura divulga atrativos de Aracaju e faz receptivo junino para participantes do Smart Gov

Indústria, Comércio e Turismo
10/04/2024 16h40

Teve início nesta quarta-feira, 10, e segue até quinta-feira, 11, no Hotel Vidam Aracaju, localizado no bairro Atalaia, a nona edição do Smart Gov, evento realizado pela Associação Nacional das Cidades Inteligentes, Tecnológicas e Inovadoras (Anciti), com apoio da Prefeitura de Aracaju, tendo como tema “IA - Transformação dos Serviços Públicos e seus impactos”.

Nos dois dias de evento, haverá a apresentação de cases de sucesso implementados em municípios de todo o país, e a Prefeitura de Aracaju apresentará dois projetos inovadores da atual gestão: o Escola Tech, que busca promover a igualdade social através da equidade digital; e o processo de georreferenciamento da cidade, resultado do Projeto de Infraestrutura de Dados Espaciais realizado pela Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz).

De acordo com a organização, está prevista a participação de gestores de tecnologia, secretários municipais, prefeitos e representantes de 60 cidades de todas as regiões do país. Para receber os visitantes, a Secretaria Municipal do Turismo (Setur) organizou 170 kits promocionais do destino para serem entregues aos convidados e palestrantes do encontro, bem como providenciou um espaço no Hotel Vidam para a equipe da secretaria prestar informações, entrega de material de divulgação dos atrativos turísticos de Aracaju e exposição de peças do artesanato sergipano.

Além da ação de acolhimento e promoção do destino, a Setur também realizou um receptivo junino para os visitantes, com o Trio Piauí executando músicas do autêntico forró nordestino, tendo a zabumba, o triângulo e a sanfona como instrumentos da forte tradição junina, e casais de dançarinos da quadrilha junina Cacimba Nova. “Acho fundamental começar um evento como esse lembrando justamente o propósito pelo qual a gente faz esse tipo de reunião, que é justamente e cada vez mais manter viva as culturas dos locais”, observou a subsecretária de Politicas Públicas de Saquarema/RJ, Bárbara Bravo.

O secretário municipal de Caxias do Sul/RS, Ronaldo Boniatti, também elogiou a ação receptiva de inserção dos visitantes na cultura local e fez o registro dos integrantes do Trio Piauí e dos casais de dançarinos da quadrilha junina Cacimba Nova. “É fantástico, acordar para o evento e ser recepcionado assim, com essa cultura fantástica, com esse show. Nós estamos acostumados com a cultura gaúcha e esse impacto cultural já me deixou muito animado de estar aqui em Aracaju. É a primeira vez que venho aqui e já tenho perspectiva muito boa, quero ver se consigo dar uma folguinha no evento e também conhecer mais a cidade”, disse.

Antes de entrar no auditório do evento, o secretário da Indústria, Comércio e Tecnologia da cidade de Barcarena/PA, Marco Aurélio Prata Mendes, sentiu-se atraído pelo material informativo e direcionou seu aparelho celular para o QR-Code dos folders a fim de obter mais informações sobre o destino Aracaju. “A integração da tecnologia é pra isso mesmo, quando a gente fala de uma cidade inteligente eu olhei logo o QR-Code e já tô aqui visitando o site, tô muito feliz e com certeza eu vou tirar um tempinho pra conhecer as maravilhas dessa cidade linda. Parabéns à Prefeitura por estar fazendo esse bom trabalho de divulgação”, observou.

O secretário municipal do Turismo, Jorge Fraga, considera de grande magnitude Aracaju sediar um encontro tão importante e ressalta a presença da Prefeitura de Aracaju não só como apoiadora do evento, com os diversos órgãos da administração, mas como uma gestão que tem realizado vultosos investimentos para modernização da cidade, inclusive na temática das ‘Cidades Inteligentes’.

Ao promover a inovação e o desenvolvimento tecnológico, explica Jorge Fraga, “cria-se um ambiente oportuno para a geração de novos negócios no município, inclusive no setor turístico, gerando emprego e renda para a população”.

“Desde 2017, o tema Cidades Inteligentes passou a integrar o Planejamento Estratégico da gestão. Como gestor moderno e visionário, o prefeito Edvaldo Nogueira logo no início do trabalho de reconstrução da cidade inseriu o tema na pauta da gestão municipal e promoveu avanços em várias áreas, como educação, saúde, mobilidade e segurança, melhorando a vida dos moradores, com benefícios diretos para o setor do turismo”, aponta o gestor.

Sobre a Anciti
A entidade foi fundada em abril de 2021 e tem como objetivo principal o intercâmbio de conhecimento e melhores práticas entre as entidades de TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) dos municípios brasileiros, visando aprimorar a qualidade de vida do cidadão por meio do avanço tecnológico, fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras para a gestão pública, além de estimular a criação de políticas públicas voltadas para a transformação digital dos municípios.