Galeria de Arte Álvaro Santos promove palestra em celebração do Dia Mundial do Desenhista

Cultura
15/04/2024 15h15

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizou nesta segunda-feira, 15, a palestra “Continue a desenhar…”, ministrada pelo designer gráfico e  CEO da Manguezal Games, Evandro Barbosa. Com o intuito de incentivar a prática do desenho, em celebração ao Dia Mundial do Desenhista,  a palestra foi direcionada aos alunos do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) José Conrado de Araújo. Idealizado pela Galeria de Arte Álvaro Santos, o evento aconteceu no espaço da Sala Multimídia Tarcísio Duarte, na Biblioteca Municipal Ivone de Menezes.

De acordo com a coordenadora da Galeria Álvaro Santos, Bianca Leite, o evento compõe o calendário especial disponível para escolas públicas e privadas, com palestras, oficinas e visitas à exposições. “A palestra faz parte da programação para estudantes que a Galeria desenvolve como forma de incentivar a criação artística e cultural com crianças e jovens, visando possibilitar trocas de saberes e a criação da interação entre os educandos e a arte”, assinala a coordenadora.

Em  formato  de palestra, Evandro contou como o desenho faz parte da rotina do estúdio Manguezal Games, a startup de desenvolvimento de jogos eletrônicos da qual é fundador. “Eu vim falar sobre o dia do desenhista, comemorado hoje por causa do aniversário do Leonardo da Vinci. A palestra foi sobre como a gente usa o desenho em diversas frentes. Eu contei muito da minha história e sobre como o desenho me influenciou a me tornar o profissional que eu sou hoje, como designer gráfico, designer de interiores e designer de games. Então eu contei como toda a minha jornada no desenho, foi a base de técnica criativa”, contou Evandro.

Para explicar um pouco mais sobre seu processo criativo para as crianças, Evandro utilizou recursos do universo infantil para palestrar, como a personagem de desenho animado, Dory, que fez parte de todos os slides de apresentação para torná-los mais compreensíveis para as crianças. “Eu transformei a frase da Dory, "continue a nadar " em" continue a desenhar", para dar nome à palestra e atrair a atenção das crianças. Foi uma experiência fantástica falar para um público tão jovem assim, e é onde eu quero estar, trocando ideias com os alunos, principalmente das escolas públicas” explicou o designer.

Outra forma de conectar as crianças com as possibilidades do desenho na área dos jogos eletrônicos foi a apresentação do personagem Gabiru, ilustrado por Evandro a partir de um artesanato. “Eu trouxe o Gabiru para a palestra de hoje para mostrar aos alunos que artesanato inspira desenho, que inspira animação e até mesmo games, para incentivá-los a buscar ao redor as suas inspirações no dia-a-dia” comentou Evandro.

Para os alunos da EMEF a palestra foi um momento de aprendizado e diversão. O estudante Davi Lucas, de onze anos,  saiu motivado a desenhar mais. “Eu gosto muito de videogame  e gosto também de desenhar. Eu aprendi que a arte é muito importante e vou  desenhar a biblioteca porque eu gosto de vir pra cá”, contou o aluno.

Sobre o palestrante

 
Evandro Barbosa Dias Filho é graduado em Design Gráfico pela UNIT, especialista em comunicação digital pela FANESE e mestrando em comunicação pela UFS. Estuda e empreende na área de games e realidade virtual. Desenha desde criança e usa sua arte para criar desde tatuagens até personagens e cenários para seus jogos. É CEO da Manguezal Games, startup que nasceu no Crasto em Santa Luzia do Itanhy-SE e cria jogos inspirados pelo mangue e cultura regional.