ClimAju auxilia no monitoramento das condições meteorológicas da capital

Defesa Civil
15/04/2024 16h00

A quadra chuvosa, que ocorre entre os meses de abril e julho, é marcada por grande instabilidade das condições meteorológicas. Em Aracaju, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil, monitora diariamente as informações atualizadas pelos centros especializados em meteorologia e, em especial, pelo serviço de previsão do tempo da capital, que integra a plataforma ClimAju.

O sistema implementado pela gestão municipal em 2020 é composto por recursos de monitoramento com sete câmeras, que proporcionam imagens em tempo real; 17 pluviômetros; sensores de velocidades dos ventos; e sensores de inundação. Além disso, em 2022, houve o incremento do sistema com o serviço de previsão do tempo, a partir da contratação de uma empresa especializada que fornece informações específicas para a capital.

De acordo com o secretário Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), tenente-coronel Silvio Prado, os fenômenos climáticos vêm sendo monitorados. "Os efeitos gerados pela transição dos padrões climáticos naturais, do El Niño para o La Niña, ocasionam impactos significativos na atmosfera. Associados às características da nossa quadra chuvosa, provocam instabilidades que demandam atualizações em intervalos de tempo cada vez menores, para assegurar maior precisão às ações de prevenção e resposta", salientou.

Ainda de acordo com o secretário, com os desafios para a realização de previsões de chuvas, a gestão municipal mantém suas equipes, constantemente, preparadas para o enfrentamento às situações adversas. Essa preparação envolve as atualizações do Plano de Contingência, ações articuladas entre os órgãos que integram o comitê de Gerenciamento de Crise da Prefeitura de Aracaju e o investimento em recursos que otimizem os trabalhos, como é o caso do ClimAju.

"O ClimAju é uma ferramenta implementada pela Prefeitura de Aracaju justamente para proporcionar maior agilidade e assertividade para ações de prevenção e resposta às situações adversas. Conseguimos visualizar em tempo real as condições meteorológicas, acumulado de chuva e velocidade dos ventos, nas diversas regiões da capital, direcionando equipes aos pontos estratégicos, para redução do tempo de resposta diante das eventuais necessidades", detalhou o tenente-coronel Silvio Prado.

Acesso

O ClimAju pode ser acessado através do site da Prefeitura de Aracaju, no endereço aracaju.se.gov.br/climaju, ou mesmo no perfil da Defesa Civil no instagram:@defesacivil.aracaju. Os dados gerados pelos recursos de monitoramento estão acessíveis à população, de maneira que também possam acompanhar, em tempo real, as condições do tempo e clima em cada região da cidade.

"A ferramenta se soma às estratégias de prevenção executadas pela Prefeitura de Aracaju, oportunizado que a população consulte as informações antes de sair de casa e, dessa forma, possam se precaver", frisou o secretário da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado.