Prefeito Edvaldo inaugura nova Emef Florentino Menezes e entrega notebooks do Escola Tech

Agência Aracaju de Notícias
16/04/2024 12h53

A inauguração de uma nova escola é sempre prelúdio de novas oportunidades e da garantia de um futuro melhor para as pessoas, como o que acontece hoje com a comunidade do bairro Areia Branca, na Zona Sul de Aracaju. No local, o prefeito Edvaldo Nogueira entregou, nesta terça-feira, 16, a reforma e ampliação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Florentino Menezes, que passa a ter um prédio totalmente novo, com dois pavimentos, 16 salas e capacidade de receber 850 alunos. Na oportunidade, foram entregues também 713 notebooks para os estudantes da unidade, ação que faz parte do programa Escola Tech.

A nova unidade conta com uma área superior a 2 mil m² e amplia o número de alunos matriculados, que era de, no máximo, 513, anteriormente. Nela, foram construídos também um laboratório de ciências e matemática, salas para atividades, recursos e para leitura, brinquedoteca, espaço multieventos, quadra poliesportiva, parque infantil, cozinha e refeitório, horta e áreas de convivência. De acordo com o gestor da cidade, com a entrega da obra, a Florentino Menezes passa a ser uma das escolas mais bem estruturadas da cidade. Além disso, a inauguração do prédio é a realização de um sonho como prefeito de Aracaju.

“É com imensa alegria que inauguro essa escola que considero a mais bonita de Aracaju. Durante outras gestões minhas, já havia feito reforma da unidade, mas hoje é diferente. A Florentino é agora uma das escolas mais bem estruturadas da cidade e é daqui que vão sair futuros profissionais que vão garantir qualidade de vida para os pais. É fundamental promover a educação em Aracaju, porque quem é de família humilde só consegue competir com os mais ricos através do aprendizado. Estou realizando um sonho, com uma escola com câmeras e identificação facial, computadores para os alunos e segurança para estudantes e professores. Peço que conservem bem esse lindo espaço que é de todos, e que estudem e se dediquem”, disse.

A Emef Florentino Menezes é fruto de um investimento superior a R$ 8 milhões e é uma das 14 unidades de ensino do município que estão sendo reformadas, ampliadas ou construídas. Para isso, a Prefeitura aplica recursos municipais que totalizam mais de R$ 80 milhões. A ação vai garantir estrutura pedagógica de qualidade para os alunos, além de assegurar quatro mil novas vagas na rede. De acordo com o secretário municipal da Educação, Ricardo Abreu, a nova escola é um marco para toda a rede de ensino e se torna um novo referencial para a capital sergipana.

“Hoje é mais um marco na história da educação do município, pois temos uma escola que se transforma em um referencial de escola da nossa rede, com esse padrão que inauguramos aqui no bairro Areia Branca. Agradeço a todas as famílias desta comunidade, que dedicaram seus filhos a nossa escola e ao nosso compromisso com eles, que confiam na nossa educação de qualidade. A Florentino é uma das escolas mais tecnológicas, com os melhores equipamentos e infraestrutura. Com ela, inauguramos um novo capítulo na sua história, um centro de referência de educação da nossa rede. As crianças vão poder crescer e realizar seus sonhos nessa escola”, destacou.

Com a inauguração  do novo prédio, a Prefeitura garante também inclusão digital para todos os alunos, através da entrega de notebooks a cada um deles. Para tornar a integração tecnológica ainda maior, cada sala de aula possui uma lousa digital moderna que amplia as possibilidades de ensino através dessa ferramenta, além de atrair mais a atenção do aluno para promover um melhor aprendizado. O local possui também equipamentos de ponta que garantem a segurança para pais, alunos, professores e demais funcionários da escola. A nova estrutura e o uso da tecnologia como aliada na educação serão fundamentais para a comunidade, como destaca a diretora da Emef, Deise Simões.

“Isso é a realização de um sonho para essa comunidade. Cheguei aqui em 2019 e sei o quanto nossos alunos são dedicados nas atividades que desenvolvem. É uma comunidade comprometida com a educação, não só os alunos, mas os pais dele também, que atendem muito bem aos nossos chamados. Hoje eles estão recebendo este que é o maior presente que um cidadão pode receber. Todos nós acreditamos na educação como um meio de transformação. Por isso, é uma felicidade imensurável fazer parte dessa história que construímos aqui. A Areia Branca tem agora uma escola novinha e um aparato tecnológico para ampliar a educação de todos os alunos desta linda unidade de educação”, contou.

Educação e modernidade
Aqueles que vivem no bairro Areia Branca reconhecem a importância desta obra para toda a comunidade, principalmente para as famílias que têm filhos matriculados na unidade. Mãe de  um dos alunos da Florentino Menezes, Ana Leão destaca como a nova escola garante recursos tecnológicos e proporciona o prazer do aprendizado para as crianças.

“Essa obra demonstra o respeito da gestão com a educação do município. É uma escola bem estruturada, com equipamentos que vão motivar ainda mais as crianças e proporcionar prazer em estudar. E com a entrega dos recursos tecnológicos, isso amplia ainda mais o aprendizado. Estamos na era digital e é muito importante incluir os alunos nesse processo, bem como os professores, que se capacitam para essas mudanças. Já confio na direção e na capacidade dos professores daqui, e agora as coisas só vão melhorar”, disse.

Outro morador da comunidade, José Armando Ramos, enfatizou como a entrega da nova escola é a realização de um sonho. Ele lembrou ainda de outras obras que foram entregues pela Prefeitura na região.

“Essa é uma grande obra que traz muitos benefícios para a gente e nos dá muito orgulho. Ela engrandece o bairro e é muito imponente, uma nova referência para o bairro. Para mim, estou sonhando, quando passo na frente e vejo ela já pronta. Essa é mais uma obra da Prefeitura que traz melhorias para a comunidade. Recentemente recebemos uma praça novinha, para que pudéssemos contar com um espaço de convivência e de lazer, e agora contamos com mais uma grande obra”, contou.

Também estiveram presentes na cerimônia o procurador-geral do Ministério Público de Sergipe (MPSE), Manoel Cabral Machado Neto; o coordenador-geral do MPSE, Carlos Augusto Alcantara Machado; a presidente do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE), Susana Azevedo; a deputada federal, Katarina Feitoza; o secretário de estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), Luiz Roberto; os vereadores Professor Bittencourt, Joaquim da Janelinha, Dr. Manuel Marcos e Sargento Byron; a ex-deputada estadual, Conceição Vieira; o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari; o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos; e a coordenadora do Instituto Social Micael, Maria Aparecida Dias.