Novos polos do Academia da Cidade promovem mais qualidade de vida dos aracajuanos

Saúde
16/04/2024 15h59

Oferecer acesso à saúde e mais qualidade de vida através da atividade física, de forma gratuita e monitorada, são objetivos do Programa Academia da Cidade (PAC), promovido pela Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Atualmente, o programa conta com 16 polos espalhados por toda capital, quatro deles inaugurados recentemente.

Entregues à população neste mês de abril, os polos José Machado de Souza, no bairro Cidade Nova; 17 de Março, no bairro que leva o mesmo nome; Anália Leite, no bairro 18 do Forte e o Geraldo Magela, no bairro São Conrado, chegaram para somar aos 12 polos já ativos, que contemplam usuários dos bairros Santa Maria, Sol Nascente, América, Augusto Franco, Maracaju, Castelo Branco, Santos Dumont, Bugio, Centro de Criatividade, Industrial, Luzia e José Conrado de Araújo.

“Cada polo é vinculado a uma Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro e, atualmente, existem, aproximadamente, 1.300 participantes. Os novos polos contam com uma importante estrutura, inclusive, adaptada para pessoas com deficiência, tudo isso pensando no bem-estar e na produção da qualidade de vida dos alunos, num cuidado que chega ao corpo e, também, à mente”, destaca o coordenador do PAC, Walter Igor dos Santos.

No momento, as inscrições estão abertas para os polos José Machado de Souza e 17 de Março. No caso do primeiro, as inscrições acontecem na USF Renato Mazze Lucas, de segunda a sexta-feiras, das 13h30 às 15h. No segundo, acontecem no próprio polo, de segunda a sexta, das 5h30 às 9h30. Para se inscrever, basta levar o cartão do SUS, prontuário eletrônico, RG, CPF e comprovante de residência.

“Antes da formalização da inscrição, o usuário passa por uma avaliação, onde são verificadas as condições de saúde. É muito importante para que saibamos que está tudo bem com o usuário. Identificada alguma situação, o usuário é encaminhado para sua Unidade de referência”, explica a educadora física Juliana Serafim. Ela frisa ainda que além de requalificar os espaços públicos, o PAC promove, também, a ressocialização de pessoas.

O educador físico Jailson Silva enfatiza a importância do programa para a população e reforça a prática de atividade física como forma de promoção à saúde. “Os polos do PAC promovem atividade física, saúde e bem estar para a comunidade. Temos um espaço específico para fazer as atividades, com toda estrutura para atender as pessoas e oferecemos serviços como caminhada monitorada, ginástica aeróbica, circuito funcional, dança, verificação de pressão arterial e encaminhamento para Unidades de Saúde da Família", acrescenta Jailson.

Aprovação da comunidade

Para a moradora do bairro Cidade Nova, Crislâine da Silva, o principal objetivo de participar do polo é melhorar a saúde. Ela conta que as aulas são muito legais.  “Estou bem animada, aqui no bairro Santos Dumont não tinha polo e graças a Deus, o poder municipal tem olhado para nós, pois muitas pessoas da comunidade não tem dinheiro para pagar uma academia", afirma a aluna.

O PAC também mudou a rotina da família da senhora Maria Ivaneide Vieira. “Minha vida sedentária ficou para trás e minha maior motivação foi minha filha, que me trouxe para treinar. Eu vivia sem fazer nenhuma atividade física, agora, estou tão bem, mais disposta, dançando, me exercitando e gostando mais do que estou me tornando”, relata Maria.

Dona Izabel dos Santos conta que, quando soube do funcionamento do polo no bairro, tratou logo de se inscrever para participar das aulas. "Fui até a USF Renato Mazze Lucas, preenchi o formulário e fui aprovada. Eu estou adorando porque os professores sempre nos motiva, danço, pulo, brinco e estou uma pessoa bem mais feliz cuidando da saúde de graça e perto de casa", completa Izabel.