Recanto da Paz: obra estruturante alia desenvolvimento urbano ao respeito pela comunidade

Obras e Urbanização
19/04/2024 12h00

A obra estruturante da comunidade Recanto da Paz, no bairro Aeroporto, tem elementos que vão além da implementação dos componentes de saneamento e da mudança da paisagem urbana. O projeto de urbanização foi constituído a partir de uma mentalidade, estimulada na Prefeitura de Aracaju, que prega o respeito pela população e a compreensão de suas principais carências.

Isso se aplica, na localidade em questão, pelo reconhecimento do modo como ela se constituiu e desenvolveu. Desta forma, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), ao realizar a infraestrutura, optou por manter as características originais da comunidade, respeitando a dinâmica social ali instalada, acatando a demanda dos moradores e evitando desapropriações.

O secretário municipal da Infraestrutura e presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, destaca as especificidades da obra do Recanto da Paz. 

“Essa obra tem um viés diferente que deve, cada vez mais, ser um ‘case’ replicado. A comunidade do Recanto da Paz está instalada ali há mais de 20 anos, e hoje tem 600 famílias. Antigamente, quando se fazia a infraestrutura em locais já habitados, as famílias tinham que ser retiradas e ir morar em outro local, porque as ocupações eram desordenadas e não se utilizavam os parâmetros do Plano Diretor. Então, a largura das vias no Recanto da Paz não é adequada, não tinha calçada e outros elementos. A solução, portanto, seria demolir residências para se adequar às dimensões estabelecidas no Plano Diretor. Quando retomamos esse projeto, fizemos alterações para interferir o mínimo possível na dinâmica da comunidade. É uma forma de respeito, pois lá é onde elas trabalham, acessam os serviços de saúde, estudam. Se fôssemos remover muita gente, criaríamos um grande problema social”, explica.

O projeto prevê a implantação de redes de drenagem pluvial e esgotamento sanitário com estação de tratamento, pavimentação asfáltica e em concreto intertravado e, contemplando, no total, cerca de 25 vias.

O serviço continua sendo executado em ritmo acelerado. Toda a parte de infraestrutura já está praticamente pronta: redes de drenagem e esgotamento sanitário já foram implantadas. Agora, está sendo finalizada a construção da praça e a pavimentação das vias.

“O projeto original previa a retirada de cerca de 80 casas, mas só retiramos cerca de 10, e nós o adaptamos ao que já existia lá. Fizemos uma grande via, que é para onde vai a coleta de água, e esgoto e é onde vai passar transporte público, por exemplo. Na grande maioria das ruas, abolimos a calçada e fizemos calçadões, com piso de concreto intertravado, de modo a manter a característica original. De certa maneira, isso é inédito em Aracaju”, detalha Ferrari.

O trabalho, que proporciona qualidade de vida e dignidade para a comunidade Recanto da Paz, foi viabilizado por um investimento de R$ 10.554.087, 05, fruto de financiamento junto à Caixa Econômica Federal, pelo programa Pró-Moradias, por meio do Ministério de Desenvolvimento Regional do Governo Federal.

Melhorias nas habitações


Outro aspecto que torna a obra de infraestrutura da comunidade Recanto da Paz um caso excepcional em Aracaju são as melhorias nas casas. A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), em um trabalho conjunto com a Secretaria Municipal da Assistência Social, promoveu um levantamento que identificou 570 residências elegíveis para receber pequenas reformas.

Além da implantação das instalações hidrossanitárias, são realizadas intervenções como reforma de telhados, fachadas e outros serviços. “A grande maioria das casas não possui nenhuma fonte de ligação com a rede de esgoto, por isso a principal melhoria é fazer as instalações hidrossanitárias dentro das residências. Se isso não fosse feito, o despejo irregular de esgoto iria prejudicar todo o trabalho que estamos desempenhando”, explica Ferrari.

Construção de praça

Ao mesmo tempo, está sendo construído um novo espaço de lazer para a comunidade. A praça terá um parque infantil, quadra poliesportiva, equipamentos de ginástica ao ar-livre, quiosques, paisagismo, iluminação em LED e acessibilidade.