Sema discute parceria com a Universidade Federal de Sergipe para execução de projetos

Meio Ambiente
18/01/2018 17h38


Com o objetivo de atender as propostas do Plano Estratégico da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio do programa prioritário Aracaju Sustentável, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) esteve, na manhã desta quinta-feira, 18, discutindo com representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) parcerias para a execução das atividades inerentes ao programa. 
 
O objetivo do encontro foi apresentar os principais projetos que a Sema executará durante o ano de 2018, que serão expandidos durante toda a gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, e discutir formas de parcerias com representantes de diversos departamentos da universidade que trabalham com questões ambientais, a exemplo da Biologia, Farmácia, Engenharia Florestal, Zootecnia e Agronomia. 
 
Dentre alguns projetos prioritários, destaca-se a Farmácia Viva, cujo objetivo é produzir e oferecer materiais fitoterápicos por meio de plantas medicinais, a fim de que possam chegar às Unidades de Pronto Atendimento de Aracaju (UPA’s). “A Farmácia Viva é um dos projetos que queremos executar ainda este ano. Ela ficará no Horto Municipal, localizado no Parque Augusto Franco. A proposta da sua implantação é a melhoria da qualidade de vida das pessoas por meio de um tratamento constante de sua saúde. Acreditamos que assumindo um compromisso junto à UFS, através de parceria, consigamos idealizar essa ação”, afirmou o secretário municipal do Meio Ambiente de Aracaju, Augusto Cesar Viana. 
 
A professora do curso de Farmácia da UFS, Cilene Amaral, explica que as Farmácias Vivas fazem parte da Política Nacional de Planos Medicinais Fitoterápicos e estão estruturadas em unidades que fornecem desde a matéria- prima, no caso a planta medicinal, até o produto manipulado para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela garante que a parceria da universidade com a Sema é de grande valia. 
 
“Além de ser estratégico para o município de Aracaju, a parceria da universidade com a Sema é no sentido de que a área acadêmica seja inserida no campo prático por meio da sua expertise, para que seja cenário de prática para os seus alunos de  forma multidisciplinar , ou seja, abrangendo diversas áreas que se inserem na cadeia produtiva de plantas medicinais, como a biologia, enfermagem e agronomia. 
 
Para a pró-reitora de Extensão da UFS, Alaíde Hermínia, essa parceria junto à Sema se encaixa na proposta acadêmica fomentada pela universidade. “Essa parceria é um reconhecimento do nosso papel social. Diante de tantos pesquisadores, podemos ampliar possibilidades de ensino, pesquisa e extensão, para que estruturemos um plano de trabalho e consigamos executá-lo, atendendo aos objetivos propostos”, declara. 
 
Na oportunidade, Augusto Cesar Viana entregou o Termo de Cooperação, em que apresenta as propostas para a firmação da parceria, a fim de que seja analisado e posteriormente concordado e assinado por ambas as partes. 

Projetos
 
Os projetos da Sema estão inseridos no eixo programático do Plano Estratégico da PMA, cujo foco é promover o desenvolvimento urbano e econômico sustentáveis. Em 2018, os projetos prioritários são o inventário de emissão de gases do efeito estufa, a unidade de processamento de resíduos orgânicos, a retomada do Horto Municipal e da Farmácia Viva, a adequação da administração pública à agenda ambiental, o Plano de Arborização, ações de Educação Ambiental, o Parque Ecológico Poxim e o inventário de arborização urbana.