Reunião intersetorial discute projeto de segurança nos bairros Santa Maria e 17 de Março

Assistência Social e Cidadania
18/01/2018 18h40

Dando continuidade às ações de integração entre as secretarias e órgãos da Prefeitura de Aracaju no combate às dificuldades e problemas sociais, integrantes da Secretaria Municipal da Assistência Social se reuniram na tarde desta quinta-feira, 18, com gestores que atuam nos bairros Santa Maria e 17 de Março.

De acordo com a assessora de Planejamento da Assistência de Aracaju, Shirley Dantas, a ação faz parte do projeto “Aracaju Segura”, que integra o Planejamento Estratégico da capital. “O projeto visa fortalecer as ações intersetoriais desta gestão, que prioriza o diálogo no âmbito das secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde, Segurança, Fundat, Funcaju, Esporte e Defesa Civil, e fazer com que os trabalhadores descubram coletivamente de que forma eles podem atuar coletivamente, de que forma eles podem se fortalecer, fortalecer seus serviços e sua atuação nesses territórios  onde eles atuam diariamente”, afirmou.

Segundo Shirley Dantas, o objetivo é tornar a gestão mais eficiente, fazendo com que o trabalho ocorra de forma articulada, com eficácia nas ações e nas suas políticas sociais. Na primeira reunião do ano participaram representantes de todas essas secretarias que trabalham no Santa Maria e 17 de Março e que atuarão como multiplicadores de informação.

“Essas reuniões vão acontecer quinzenalmente. A gente começou a conversar sobre como será o funcionamento desse grupo, quais são os temas prioritários serão definidos, sobre  todos os problemas que as secretarias enfrentam no dia a dia para que eles não se sentissem sozinhos, para sentirem que outros trabalhadores de outras áreas estão olhando para os mesmos problemas para que a gente possa resolver de uma forma mais efetiva”, explicou.

Ainda segundo a assessora de Planejamento da Assistência de Aracaju, o grupo constituído hoje vai começar a atuar e, quinzenalmente, se reunirá para discutir os problemas desses bairros e de que forma eles podem ser solucionados.

“A ideia é primeiro fortalecer esse grupo, entender quais são as nossas potencialidades, quais são os problemas que a gente vai enfrentar, para, aos poucos, a gente ir enfrentando esses serviços para nos ajudarem a pensar juntos da que forma a gente pode melhor atendê-los. A gente discute aqui dentro e daqui eles levam para os seus espaços, para trazerem na próxima reunião as demandas. É sempre um movimento de dentro pra fora e de fora pra dentro, canalizando sempre aqui as discussões do que é importante a gente esta priorizando nesses bairros”, afirmou.