Prefeitura Municipal de Aracaju/SE
Educação

Semed alinha ações com as escolas para a I Mostra Pedagógica Empreendedora

06/02/18 12h38

A diretora do Centro de Aperfeiçoamento e Formação Continuada da Secretaria Municipal da Educação (Ceafe/Semed), Rita Amorim, recebeu na manhã desta terça-feira, 6, os diretores das escolas da rede municipal que participarão da I Mostra Pedagógica Empreendedora, que acontecerá nos próximos dias 27 e 28 de fevereiro na quadra da Embrapa. A reunião aconteceu no auditório Antonio Vieira Neto, anexo à Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas.

O objetivo da I Mostra Pedagógica Empreendedora é que as escolas contem com um espaço em um evento anual para compartilharem seus projetos e seus saberes ligados à inovação e ao uso de novas tecnologias na aprendizagem e no desenvolvimento pedagógico. Além das apresentações orais e expositivas, a Mostra conta com apresentações artísticas e culturais das escolas e de parceiros como a Guarda Municipal de Aracaju (GMA), a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a Coordenadoria de Artes (Coarte/Semed) e a Casa de Ciência e Tecnologia Galileu Galilei (CCTECA).

Quem explica como o evento acontecerá é a diretora do Ceafe, Rita Amorim. “Neste ano, 20 escolas e 12 parceiros ocuparão os estandes e trarão a exposição dos projetos pedagógicos criativos e inovadores que foram desenvolvidos nos anos de 2016 e 2017, eles se apresentarão nos estandes e levarão banners explicativos sobre os projetos que estão desenvolvendo”, explica.

Participarão da Mostra as escolas que desenvolvem projetos na área robótica, de ginástica olímpica, escolas que trouxeram inovação no ensino da leitura e da Matemática, escolas que estão investindo nos esportes para a disciplina e para o desenvolvimento escolar, como é o caso da Emef Alcebíades Melo Vilas Boas, localizada no Bairro Industrial. A coordenadora pedagógica da Emef, Ticianne dos Santos, esteve na reunião e explica os benefícios que o badminton leva para os alunos. “Desde que os nossos alunos começaram no badminton, nós observamos um salto na qualidade das disciplinas escolares, o esporte ajuda no desenvolvimento da atenção e até no comprometimento desses meninos com as matérias curriculares”, afirma.

Já Fátima Marques, diretora adjunta da Emef Santa Rita, localizada no Bairro América, vai levar para a Mostra a apresentação do projeto e da equipe de ginástica olímpica da escola, um projeto que abrange meninos e meninas e quem tem feito sucesso na escola. “Implantamos a ginástica olímpica no início de 2017 e, apesar do pouco tempo, temos colhido bons frutos com os meninos e com as meninas envolvidos no projetos, o relacionamento entre os alunos melhora o desempenho escolar deles cresceu muito após o projeto”, demonstrou a diretora.