ITPS realiza aferição do trajeto da Corrida Cidade de Aracaju

Juventude e Esporte
07/02/2018 17h03

Comprovando a seriedade e o compromisso com os atletas que participarão da 35ª edição da Corrida Cidade de Aracaju, a Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), em parceria com o Instituto Tecnológico e de Pesquisa de Sergipe (ITPS), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), realizou na manhã desta quarta-feira, 7, a aferição do percurso da Corrida Cidade de Aracaju. O procedimento é necessário para que a prova possa ser reconhecida oficialmente pela Federação Sergipana de Atletismo.

"A medição será a mais próxima possível da realidade, pois o ITPS é um órgão competente para esse tipo de trabalho, o que dá credibilidade em relação aos atletas. Aos poucos estamos ajustando, tentando melhorar a cada dia que passa a logística da mais tradicional prova de rua de Sergipe", comentou o coordenador de esportes de inclusão da Sejesp, Luiz Carlos Bossa Nova, que acompanhou todo processo.

Instalado em um carro do ITPS, o cronotacômetro, aparelho de medição usado para calcular com precisão a velocidade e a quilometragem, percorreu desde a histórica largada do trajeto mais longo, de 24 km, em São Cristóvão, até a linha de chegada em Aracaju, na praça Inácio Barbosa, mais conhecida como praça do Minigolfe. "A presença do Inmetro da uma garantia, uma confiabilidade a medição, pois fazemos a verificação metrológica, ou seja, a certeza que aquele valor marcado está correto com o auxílio do nosso equipamento”, disse Elba Brandão, gerente de metrologia legal.

Instruídos pelos organizadores da corrida, os agentes do ITPS demarcaram os três pontos de largada: 24 km, com saída na praça Getúlio Vargas; 10 km com, saída na rótula de entrada do bairro Eduardo Gomes; e o de 5 km, com saída na avenida Marechal Cândido Rondon.

Rafael Fortunato, agente fiscal, acompanhou todo o processo e registrou os oito pontos de hidratação que estarão espalhados pela prova, e a distância entre eles ao longo do caminho.
"O aparelho é verificado pelo Inmetro e da mais confiabilidade. Primeiro ele é zerado, é o ponto de saída. E a cada posto de hidratação, eu paro, marco a quilometragem e anoto na minha planilha. Anoto todos os pontos e ao final sai um relatório onde a metragem quem diz é o aparelho", destacou Rafael Fortunato.

A largada da 35ª edição da Corrida Cidade de Aracaju, acontecerá no dia 17 de março, às 16h, de forma simultânea nos três percursos. As inscrições já estão encerradas, pois o limite de atletas 3.200 foi atingido na última terça-feira, 6.