17 de março: Corrida Cidade de Aracaju é sucesso de público e organização

Juventude e Esporte
17/03/2018 21h51

Alegria e união marcaram a 35º edição da Corrida Cidade de Aracaju, que aconteceu nesse sábado, 17. A tradicional celebração em homenagem aos 163 anos da capital sergipana, organizada pela Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), reuniu milhares de atletas, que orgulhosos carregavam em seu peito o nome da cidade.

A competição começou às 16 horas com largada simultânea nos tradicionais percursos de 5, 10 e 24 km. Ao soar das buzinas, as ruas ganharam um colorido especial, 3300 atletas percorreram as ruas de São Cristóvão até Aracaju.

Em 35 anos de história, a Corrida Cidade Aracaju se tornou um dos maiores eventos do Norte/Nordeste, e ano após ano conquista um lugar especial no coração dos participantes, que esperam ansiosos pela próxima edição. E dessa vez não foi diferente, com todo gás e entusiasmo, Marcos Roberto Moura, chegou cedo para se preparar para a largada. O atleta de 48 anos lutou contra a depressão e descobriu no esporte um novo caminho para alegria. "É uma grande emoção, tentei ano passado, mas já tinha encerrado. Estou ansioso. É a festa da capital e com essa corrida, é lindo, muito bom. Treinei muito para aguentar esses 24 km. É cansativo, mas o desafio vale a pena, é muita emoção", explica Marcos pouco antes do início da prova.

Seja na histórica largada de São Cristóvão ou na linha de chegada na praça Inácio Barbosa, o clima era de festa. A corrida já se tornou cativa no calendário dos aracajuanos e chamou atenção pela enorme diversidade de corredores.

Dos mais variados perfis, cada atleta corria à sua maneira, mas unidos por um sentimento comum, o amor pela cidade que os abraçou. Como o Mauro César, o cearense que carrega em seu coração o amor pela capital que mora há mais de 40 anos. "Corro há 11 anos e são cinco anos nessa prova. Minha meta é manter minha performance de 1h40m. É muito entusiasmo e a adrenalina ajuda durante os 24 km. Faço questão de fazer parte dessa corrida, já me considero sergipano" contou Mauro. 

Ao longo do trajeto, os desafios não eram poucos, mas os competidores contavam com o incentivo e a empolgação de uma grande torcida, que vibrava a cada passada dos corredores. Para Esilene Fátima, a competição é sinal de um novo tempo. A profissional de Educação Física estava há dois anos sem correr e celebrou o seu retorno nos 10 Km. "Estou ansiosa por ser a primeira vez nessa corrida, no aniversário de Aracaju. E é diferente em relação às outras competições, pois trata-se de uma data especial para nossa cidade", afirmou.

Com sorriso de lado a outro, os primeiros atletas chegavam ao final da prova. Com o tempo de 1h17m04s, o primeiro colocado masculino de 24 km, Edson Amaro Arruda dos Santos cruzou a linha de chegada. Já a primeira atleta da categoria feminino 24 km, foi Marily Dos Santos, que completou a prova em 1h37m14s.

Edson, que em 2017 ficou em sexto lugar, se esforçou ao máximo em 2018 para levar o título para casa. "Corro desde 2007. É uma satisfação enorme. Hoje o atletismo nordestino vive um momento muito feliz. Fui sexto colocado na Meia Maratona de São Paulo na semana passada, e hoje achei que não ia conseguir por conta do cansaço, mas eu trabalhei muito para estar aqui".

Na competição

O prefeito Edvaldo Nogueira entrou na disputa na categoria 5 km e completou a prova. Com o objetivo cumprido este ano, lançou um novo desafio para 2019: correr os 10 Km. "É uma sensação maravilhosa, um desafio grande. É a primeira vez que eu participo de uma corrida de 5 km. Fiquei muito feliz de fazer essa prova, até em um tempo menor do que eu imaginava, fiz em 36 minutos. Vou me esforçar mais para próximo ano eu correr os 10Km e em 2020 os 24 km. Esse é um desafio que estou lançando para mim mesmo" declarou.

O secretário municipal da Juventude e do Esporte, Jorge Araujo Filho, também entrou no clima e vestiram a camisa para correr os 5 Km. Em seu segundo ano a frente da organização da corrida, o secretário reafirmou o compromisso com a segurança dos participantes e pela primeira vez se juntou aos atletas nos 5 km. "Eu confesso que mesmo sendo o segundo ano, a ansiedade ainda predomina. Principalmente nesses momentos que antecedem as largadas. É um evento grandioso, buscamos planejar os mínimos detalhes. Nos preocupamos com os pontos de hidratação, e claro, com a segurança e a saúde dos corredores, reforçando a quantidade de ambulâncias. Colocamos anjos bike da organização para fazer esse acompanhamento dos corredores. Ou seja, buscamos o melhor para todos que aqui estão" disse o secretário.

Música e esporte

Unindo música e esporte, mais uma novidade marcou essa edição, a participação inédita da Marinete do Forró que conduziu os atletas. No ritmo de comemoração, os corredores foram contagiados pelo forró pé de serra. Robertinho dos Oito Baixos animou o trajeto ao som da sua sanfona e, pela primeira vez, conseguiu mesclar seus dois amores: a corrida e o forró. "São 163 anos dessa capital tão linda, então é um orgulho participar de mais um festejo. É legal, vou está tocando na Marinete do Forró, sempre alegrando o pessoal que entra na Marinete. Parabéns aos organizadores, está muito bonito. Vamos dançar o forró correndo".

 

Lista dos vencedores

24 km masculino

Edson Amaro Arruda Dos Santos

Marcos Antônio Pereira

Welington Bezerra

Élio Cássio dos Reis

Givaldo Araujo Sena

 

24 km feminino

Marily Dos Santos

Edielsa Dos Santos

Ediane Silva Pires

Conceição De Maria Carvalho Oliveira

Graciete Moreira Carneiro

 

10 km masculino

Gleison Da Silva Santos

Justino Pedro

Gilmar De Oliveira

Cicero Vieira

Antônio Carlos De Jesus

 

10 Km Feminino

Mirian Franco

Rebeca Rodrigues

Vera Lucia

Maria Auxiliadora

Tatiane Nascimento

 

5 Km Masculino

Alisson Barbosa Dos Santos

Alessandro Ferreira

José Antônio De Oliveira

Caíque Oliveira

Matson De Oliveira Freitas

 

5 Km Feminino

Gilmara Souza dos Santos

Monica Patrícia

Cristiane De Jesus

Maria Do Carmo Cardoso

Rafaela Aquino