Saúde encerra semana de capacitações dos profissionais contratados via PSS

Saúde
23/03/2018 17h35

Recepcionar e mostrar como funciona a Rede de Atenção Primária (Reap) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Estes foram os principais objetivos da Oficina de Acolhimento dos profissionais contratados através do Processo Seletivo Simplificado (PSS), que foi finalizado nesta sexta, 23, na Faculdade Estácio/Fase.

O PSS da Saúde contratou neste primeiro momento cerca de 250 profissionais para a Rede de Urgência e Emergência (Reue) e para a Reap, mas haverá ainda uma segunda chamada para os profissionais que atuarão na Rede de Atenção Psicossocial (Reaps). “Este acolhimento foi pensado com os gestores da Reue e da Reap, juntamente com o apoio do Centro de Educação Permanente em Saúde (Ceps), como uma forma de conhecer as Redes, de saber informar os fluxos corretamente e de tratar melhor os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju”, explicou a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, que se apresentou e deu as boas-vindas aos novos servidores da SMS.

A coordenadora da Reap, Monalisa Fonseca, informou que a oficina da Reap teve uma carga horária de 16 horas, e capacitou cerca de 70 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, cirurgiões dentistas e auxiliares de saúde bucal. “Hoje finalizamos com a discussão do processo de trabalho, como é o funcionamento dentro das unidades básicas de saúde. Mas o Núcleo de Gestão de Pessoas (Nugep) já veio aqui e orientou sobre o fluxo de como ser servidor, quais os direitos e deveres dos profissionais. O Núcleo de Controle, Avaliação, Auditoria e Regulação (Nucaar) também apresentou como é o fluxo para procedimentos de exames e internações. Já a Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS) explanou sobre os indicadores, e como funciona a questão da tuberculose e da hanseníase”, reforçou.

Para Monalisa, o intuito foi mostrar o geral do funcionamento da rede de Atenção Básica de Aracaju. “Fizemos o desenho da Política Nacional de Atenção Básica, mostrando as atribuições deles dentro da rede, e, apesar de existirem atribuições inerentes na legislação de cada categoria, todos eles estão inseridos para atuar de acordo com a política nacional, onde há estratégias de saúde da família e de saúde bucal predefinidas. Então fizemos uma exposição generalizada do fluxo na rede para que eles não cheguem na unidade básica sem saber o que fazer e o que não fazer”, complementou.

A organização e a metodologia da oficina foram de responsabilidade do Ceps. “Criamos um grupo de trabalho juntamente com os representantes das Redes e montamos este acolhimento pedagógico aqui na Faculdade Estácio, que é uma das instituições parceiras da integração ensino-serviço”, informou a técnica da equipe de Educação Permanente do Ceps, Kátia Aragão.

Para o médico Marco Antônio Costa Carlos, que já está lotado na USF Osvaldo Leite, do bairro Santa Maria, o momento é de grande expectativa. “Estou muito ansioso, mas bem esperançoso de que tudo vai dar certo. Percebo que o sistema em Aracaju está se organizando e isso é muito bom. Achei importante este acolhimento. Ele está bem informativo, nos passaram tudo que precisamos saber para não chegarmos perdidos na unidade. Gostei bastante da iniciativa”, opinou o médico especialista em Saúde da Família, que já trabalhou no Programa Mais Médicos em Umbaúba.

Reunião com gerentes das USFs

Para que este acolhimento fosse completo, a Reap realizou uma reunião na última quarta-feira, 21, com os gerentes das 44 Unidades de Saúde da Família (USFs) com orientações de como acolher os profissionais contratados pelo PSS.  “Também aproveitamos e fizemos uma capacitação com o novo mapeamento do território de saúde de Aracaju, tirando as dúvidas em relação aos procedimentos que são regulados pelo Nucaar. Além disso, pactuamos novamente o calendário de matriciamento, que é a discussão intersetorial de determinados casos e atualização do protocolo de hipertensão e diabetes”, explicou a assessora técnica da Reap, Nara Mariano. 

Para a gerente da USF Fernando Fonseca, Jussânima Oliveira Santos, a expectativa com a chegada dos novos profissionais é muito grande. “A população de Aracaju aumentou bastante e hoje temos grandes ‘extra área’. Com isso, o número de atendimentos vem aumentando exponencialmente, sobrecarregando os profissionais. Nossa esperança é que a partir de agora comece a ter um atendimento diferenciado e melhor para a população usuária do SUS na capital”, informou.

Os profissionais que passaram pelas capacitações promovidas durante esta semana devem iniciar as suas atividades já na próxima segunda-feira, 23.