Criação de Comitê atua na prevenção de desastres em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
12/04/2018 09h45

Limpeza de canais, criação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudec), serviços de envio de SMS para alertas de desastres naturais, entre outros. Todos esses serviços preventivos para enfrentar o período chuvoso realizados pela Prefeitura Municipal de Aracaju, que fazem parte de um Plano de Contingência Para Chuvas, estão dentro de um projeto maior. Trata-se do Comitê de Gerenciamento de Crise do município, instituído em março de 2017.

O objetivo do Comitê é propor, articular, coordenar e avaliar ações destinadas à minimização dos efeitos das chuvas em áreas críticas do município e também outros eventos adversos. Tudo é feito de forma compartilhada entre as secretarias municipais.

O decreto de número 5.464, de 16 de março de 2017, institucionaliza o Comitê, que é coordenado pelo secretário municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), o coronel Luís Fernando Almeida. Além dele, fazem parte da composição do Comitê o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Sílvio Prado, representantes das secretarias municipais de Governo (Segov), Educação (Semed), Saúde (SMS), Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Assistência, Fazenda (Semfaz) e Comunicação Social (Secom).

O Comitê ainda conta com a participação de representantes de outras instituições municipais, como da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). O objetivo é que o comitê esteja apto para atuar em quaisquer situações, garantindo uma rápida resposta e assegurando o bem-estar dos cidadãos.

"Não temos como evitar um desastre aéreo, por exemplo, mas se vier a acontecer, obrigatoriamente teremos que agir. A tendência é que o comitê vá ampliando suas ações para a previsão de como agir em outros desastres, nas situações mais diversas, mesmos aquelas que são improváveis. Com o tempo, esse plano vai sendo enriquecido e ampliado", afirma o coronel Luís Fernando.

Foco nas chuvas

Embora o Comitê de Gerenciamento de Crises do Município de Aracaju tenha a missão de atuar em diferentes tipos de tragédia, natural ou não, o foco desta comissão, atualmente, está em evitar transtornos causados pelas chuvas.

"Desenvolvemos no final do ano passado um Plano de Contingência para Chuvas, que foi submetido ao comitê, ao prefeito Edvaldo Nogueira e a todos os secretários para que eles fizessem sugestões de alteração. O Plano foi aprovado pelo prefeito, de modo que já vem sendo executado na sua parte preventiva como, por exemplo, na limpeza de canais, no mapeamento das áreas de risco, inclusive com uso de drones. Então temos uma noção bem específica do aumento das habitações em áreas de risco na cidade", informa o secretário.

Mesmo com todas as ações realizadas pelo poder público municipal, a população deve permanecer atenta. "É possível dizer pra população que o comitê está preparado para administrar os momentos de crise, mas quem mora em área de risco tem que estar sempre vigilante. Nessa época de chuva todos precisam estar atentos, mas podem ter certeza que estaremos prontos pra agir e estar juntos da população", finaliza o secretário Luís Fernando.

Assistência

Além, de monitorar e garantir todas as ações de prevenção para evitar maiores transtornos, grupo de gestores também sabe o que fazer, caso haja uma situação mais grave na cidade, para contornar os danos e amparar a população, se for necessário. A Defesa Civil Municipal conta com um cartão de débito, emitido pelo Governo Federal que, a partir de uma possível decretação de estado de emergência ou calamidade pública pelo prefeito da cidade, uma verba específica é disponibilizada para a compra de mantimentos.

"Vale ressaltar que temos em estoque muitos materiais que não usamos, como colchões e lençóis.  Temos também ata de registro de preço de licitação, para se precisar de um estoque maior, já sabemos onde comprar e por um preço mais barato, como dita a regra da transparência e da boa administração", completa o coronel.

A determinação do prefeito Edvaldo Nogueira é que, passando do estado de sobreaviso, as equipes do Comitê já se dirijam para os pontos de apoio instalados nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) do Santa Maria, Largo da Aparecida e Porto Dantas, fazendo com que o atendimento às famílias afetadas seja mais rápido.