Emsurb utiliza mais de 400 pneus na revitalização de pontos de lixo na capital

Serviços Urbanos
12/04/2018 16h45


A grande quantidade de pneus descartados de forma inadequada pela população tem motivado as administrações públicas a adotarem outras medidas que minimizem os impactos que estes causam ao meio ambiente. Os pneus são jogados em canais, ruas e avenidas, ou até depositados em terrenos baldios, causando a proliferação de insetos que transmitem doenças, como a dengue, por exemplo. Com o objetivo de reutilizar este material e transformar antigos pontos de lixo na capital, a Prefeitura de Aracaju, através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), instalou em seis bairros da cidade, jardins comunitários.
 
“Estamos empenhados para que a destinação dos pneus impacte positivamente o meio ambiente. Precisamos sempre fechar o ciclo completamente e melhorar ainda mais a logística desse material. Estamos tendo um retorno positivo da população, que se tornou uma parceira não só da Emsurb, como também da gestão municipal. Essa união tem feito nossa cidade avançar na melhoria da qualidade de vida”, destacou o diretor de Operações, Bruno Moraes.

Desde que foram iniciadas essas intervenções paisagísticas na capital, mais de 400 pneus ganharam um novo destino e foram transformados em floreiras, vasos, bancos e brinquedos. “Quando nossas equipes chegam aos locais e iniciam o recolhimento de lixo e entulhos, os moradores olham com certa desconfiança, mas depois que todo o projeto de jardinagem fica pronto, eles amam. Aos poucos estamos conseguindo envolver a comunidade e isso é bom, pois eles nos ajudam fiscalizando o descarte irregular”, acrescentou o diretor. A equipe técnica da empresa municipal está fazendo um levantamento de outras localidades para a instalação dos jardins.
 
No bairro Coqueiral, na zona Norte de Aracaju, onde antes era um ponto irregular de descarte de lixo, desde o início do ano, agora há cores e plantas. O jardim comunitário, é fruto de um trabalho em parceria entre a Emsurb e os professores e alunos do Centro de Excelência Professora Maria das Graças Azevedo Melo. 

A revitalização de pontos viciados de descarte irregular de lixo também foi realizada pela empresa nas avenidas Francisco Moreira, no bairro Luzia, e Alan Kardec, no Getúlio Vargas, no conjunto Costa Nova, na região da Zona de Expansão e na rua Geny da Silva, no Bugio. Nos projetos de jardinagem foram utilizados, além dos pneus, terra vegetal, grama esmeralda e mudas ornamentais.
 
No último dia 23 de março, o prefeito Edvaldo Nogueira, entregou para a população do bairro Santos Dumont, uma praça comunitária. A ação, que foi fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) e Universidade Tiradentes (Unit), contou com o apoio da Emsurb e da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), para repaginar o espaço.

Coleta de pneus
 
A coleta de pneus na cidade é realizada de duas a três vezes por semana. O serviço, é executado por meio de um trabalho intersetorial entre a Emsurb e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O recolhimento é feito em pontos de descarte de lixo, borracharias, mangues e durante as limpezas de canais feitas regularmente pela empresa. 
 
"Uma vez por semana, a Reciclanip, empresa que temos convênio, vem pegar os pneus já recolhidos e leva para Feira de Santana, na Bahia, onde possuem uma fábrica”, explicou o diretor Bruno. São recolhidos por mês, pela Emsurb e SMS, aproximadamente, 40 mil pneus. 
 
Todo esse processo segue as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que diz que os municípios devem trabalhar com a logística reversa, onde o produtor é responsável pela destinação final do produto. 

Paisagem transformada
 
A aposentada, Maria Celina Vasconcelos, sempre se deparava com uma visão nada agradável quando abria a janela de casa. A residência dela, localizada na rua Geny da Silva, no Bugio, fica em frente a um antigo ponto de lixo que foi transformado em jardim. “Sentia uma enorme tristeza todas as vezes que abria minha janela. Isso aqui era um monte de lixo. Hoje graças ao trabalho da Prefeitura, a paisagem é outra”, relembrou. 
 
O autônomo, Adelvan Souza, que reside na localidade há cerca de 15 anos, contou que se sente bem cuidando das plantas do canteiro. “Toda semana estou por aqui aguando os canteiros e fiscalizando para que os carroceiros não joguem lixo e entulho no local”.
 
“Só temos a agradecer a Prefeitura de Aracaju e a Emsurb, pois a comunidade só tem a ganhar com iniciativas como essa. É preciso que a população colabore não jogando lixo em lugares indevidos ”, enfatizou o autônomo e morador do Coqueiral há 25 anos, Marcelo Conceição.