Comitê Intersetorial alinha estratégias de enfrentamento à violência

Defesa Social e Cidadania
19/04/2018 00h07

A Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) sediou, na quarta-feira, 18, a reunião extraordinária dos membros do Comitê Intersetorial, do projeto Aracaju Segura. O objetivo do encontro foi reavaliar o Plano de Enfrentamento à Violência e alinhar ações, de maneira a aprimorar os trabalhos já desenvolvidos e garantir que as ações previstas no Plano sejam contempladas nos projetos do Planejamento Estratégico da Prefeitura de Aracaju. Houve, inclusive, o diálogo sobre propostas e perspectivas das respectivas ações, diante da análise do cenário atual, levando em consideração questões relacionadas à violência na capital.

A secretária adjunta da Defesa Social e da Cidadania, Lílian Carvalho, ressalta o compromisso da gestão no desenvolvimento de estratégias consistentes para a redução dos índices de violência por meio da atuação conjunta entre as secretarias. "O projeto Aracaju Segura tem como objetivo geral os processos participativos intersetoriais, com ações que venham a reduzir as diversas formas de violência. Tratamos não só da questão da segurança, mas de vários outros focos que impactam, também, nesse processo", ressaltou.

Além disso, a gestora enfatiza o caráter preventivo considerado durante a implementação das estratégias. "Não atuamos apenas por meio de atividades ostensivas, mas, precipuamente, através de medidas preventivas. Por isso, diversas secretarias estão envolvidas no projeto Aracaju Segura", explicou.

O objetivo é realizar o diálogo entre todos os projetos que possuem ações de enfrentamento à violência. "Buscamos alternativas para contemplar ações que ainda não estão inseridas no projeto Aracaju Segura, mas que podem integrar projetos de outras pastas, todavia sempre em conexão com o Projeto Aracaju Segura", acrescentou.

Estiveram representadas durante a reunião as secretarias municipais da Saúde, Educação, Assistência Social, além da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT) e da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat).