Inova Jovem: programa vai promover empreendedorismo juvenil no Santa Maria

Juventude e Esporte
20/04/2018 09h40

Com o compromisso de zelar pelo futuro e bem-estar dos jovens aracajuanos a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), com apoio da Secretaria Municipal da Assistência Social e da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), lançam o programa Inova Jovem. A ação visa diminuir o índice de vulnerabilidade juvenil, promover a inclusão social e investir no futuro profissional. A iniciativa, que faz parte do plano da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), beneficia 80 cidades brasileiras com cerca de dois mil jovens empreendedores.

O curso tem duração de 30 horas com 25 vagas disponíveis para jovens entre 18 e 29 anos, prioritariamente da região do bairro Santa Maria. As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas no Centro da Juventude de Aracaju, no conjunto Augusto Franco, de 25 de abril até 4 de maio. No ato da inscrição, o jovem deve apresentar cópia do RG, CPF e de um comprovante de residência. Segundo o diretor de Políticas Públicas para a Juventude da Sejesp, Francisco Albuquerque, o programa se preocupa com o futuro dos jovens, que diariamente são vítimas da violência nas comunidades.

"O objetivo é combater o índice de mortalidade da juventude. E para isso, o programa vai atender as capitais e os municípios que foram classificados através do índice de vulnerabilidade juvenil, onde foi feito um levantamento das regiões com altos registros de homicídio. Por exemplo, aqui em Sergipe foram contemplados Aracaju, por ser a capital, Lagarto e Socorro. O projeto é um incentivo ao empreendedorismo para o jovem saber como abrir o próprio negócio e fazer com que ele comece a andar" declarou.

O programa Inova Jovem está previsto para começar no dia 28 de maio com um professor indicado pela SNJ. E além das aulas teóricas, os alunos serão acompanhados por três meses com assistência jurídica, contábil, marketing e um call center disponível para tirar possíveis dúvidas. As aulas acontecem pela manhã na Unidade de Qualificação Profissional (UQP) do Santa Maria, disponibilizada pela Fundat. A escolha do bairro foi estratégica, visando o alto índice de violência da região.

"O mapa de violência em Sergipe classificou o Santa Maria e a Cidade Nova como os bairros onde ocorrem mais de 50% dos homicídios na capital. Poder levar um curso aos jovens que, às vezes, vivem em extrema dificuldade ou não têm muita expectativa, é muito importante. É a oportunidade de estar capacitado para abrir seu próprio estabelecimento, receber um acompanhamento e gerar sua própria renda. Acreditamos que isso muda a vida da juventude", disse Francisco.

A seleção dos 25 alunos acontece entre os dias 7 e 11 de maio, e a previsão de divulgação do resultado é dia 14 de maio, através das redes sociais e e-mail dos selecionados.