Mais dois pontos de lixo são transformados pelas equipes da Emsurb

Serviços Urbanos
24/04/2018 16h54

"Um dos meus sonhos finalmente foi realizado. Ficava triste todas as vezes que abria a janela de casa”. O comentário é da dona de casa Mariluzia Valença a respeito do antigo ponto de lixo que havia se formado irregularmente em frente a sua residência. Moradora da rua Canadá, no Bairro América, há mais de 40 anos, ela relembra como o local trazia transtornos para a comunidade. "Era uma situação vergonhosa para quem vivia aqui. Além de acumular muito lixo e entulho, o ponto também contribuía para o surgimento de insetos e ratos. Ver essa transformação é um momento de felicidade para mim”, disse, emocionada, enquanto acompanhava o trabalho de jardinagem das equipes.
 
De forma planejada, a Diretoria de Operações da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) deu início, na última semana, à transformação de dois antigos pontos viciados de descarte irregular de lixo: um no Bairro América, na zona Oeste, e outro no Salgado Filho, na zona Sul da capital.
 
Nesta terça-feira, 24, no Bairro América, os agentes de limpeza, executaram o plantio de mudas ornamentais e a colocação de tapetes de grama esmeralda e pneus. Já na rua Jorge Pereira Porto, considerada um ponto crítico de descarte irregular, no Salgado Filho, as equipes iniciaram o processo da construção do jardim, com a coleta do lixo e entulho no local e, na sequência, colocaram os pneus com plantas ornamentais.
 
"Já fazíamos a limpeza desses locais regularmente, mas não foi o bastante, já que a própria população voltava a despejar resíduos. Essa transformação beneficia a todos e faz com que os cidadãos se tornem parceiros da administração municipal, pois muitos moradores, após a instalação dos jardins, passam a nos ajudar nos cuidados e manutenção deles”, enfatizou o diretor de Operações, Bruno Moraes.
 
As intervenções paisagísticas em pontos viciados de descarte irregular de lixo também foram realizadas pela empresa municipal nas avenidas Francisco Moreira, no bairro Luzia, e Alan Kardec, no Getúlio Vargas, no conjunto Costa Nova, na região da Zona de Expansão, na rua Geny da Silva, no Bugio, no Coqueiral, e numa praça comunitária no Santos Dumont. Esta última, numa parceria entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Universidade Tiradentes (Unit), com o apoio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), para repaginar o espaço.

Segundo a Diretoria de Operações, os trabalhos serão concluídos até o final desta semana. A equipe técnica da empresa municipal está fazendo um levantamento de outras localidades para a instalação dos jardins.