Cras João de Oliveira Sobral destaca violência contra o idoso em roda de conversa

Assistência Social e Cidadania
25/04/2018 18h18

A tarde desta quarta-feira, 25, foi destinada pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) João de Oliveira Sobral, unidade da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, para uma roda de conversa sobre o enfrentamento da violência doméstica contra o idoso. A ação atendeu cerca de 40 pessoas e teve como proposta fazer com que os participantes percebessem os diversos tipos de violência e quais órgãos os mesmos devem recorrer caso isso venha acontecer. A atividade faz parte da campanha que vem sendo trabalhada durante todo o mês de abril pelo Cras, denominada ‘Violência Doméstica: intervir para prevenir’.

Violência física, psicológica, abuso financeiro ou material e o abuso sexual são alguns dos diversos tipos de violência frequente na vida de muitos idosos brasileiros. Tendo em vista essa realidade, o Cras João de Oliveira convidou uma turma de residentes da Unidade de Saúde José Machado para, de uma forma lúdica, esclarecer sobre essas questões e apresentar algumas maneiras de agir, caso isso venha ocorrer. “Já que estamos trabalhando com essa temática, resolvemos convidar residentes para apresentar, por meio de uma peça teatral, algumas formas de evitar que essas violências aconteçam dentro de suas casas”, destaca a coordenadora do Cras João de Oliveira, Telma Maynart.

Ainda de acordo com a coordenadora da unidade, é importante o idoso mostrar que sabe quais são os seus direitos e que estar por dentro dos canais de denúncias pode ser uma saída em alguns casos. “Aqui nós tivemos uma participação ativa dos idosos que compareceram. Inclusive, esse empoderamento é muito importante para que eles mostrem que sabem quais são os seus direitos e onde podem recorrer caso ocorra alguma agressão”, complementa Telma.

O grupo de residentes do Hospital Universitário, que faz parte do “Programa de Residentes em Saúde do Adulto e Idoso”, foi convidado para participar da tarde especial. A fisioterapeuta Jamile Ferreira destaca que essa também é uma forma de garantir a promoção da saúde, principalmente se tratando da mental. “Por entendermos o conceito de saúde como algo muito mais amplo envolvendo desde a presença de doenças até mesmo fatores frutos de condicionantes sociais, o nosso objetivo aqui foi tratar dessa doença que é a violência doméstica, conscientizando sobre os tipos de violência e como preveni-las”, explica.

Dona Maria de Lúcia gostou da iniciativa. Para ela, a ação mostrou o que muitos desses idosos passam. “Muitos filhos maltratam seus pais. Alguns pegam o único dinheiro que eles têm, esquecendo que é a única renda para cuidarem da saúde”, observa a aposentada.