Servidores municipais destacam a importância do programa Servidor Saudável da Sejesp

Juventude e Esporte
09/05/2018 11h56

Pausa no trabalho é hora dos servidores municipais exercitarem o corpo em mais uma aula de ginástica laboral. Por 15 minutos os computadores ficam de lado, e os profissionais das secretarias participam de uma manhã de atividades do programa Servidor Saudável, que está há quatro meses em execução e tem o intuito de zelar pela saúde mental e física dos servidores, prevenir doenças ocupacionais e promover hábitos saudáveis.

As atividades são conduzidas por profissionais de Educação Física e acadêmicos, colaboradores da Sejesp, que passam por diversos setores onde fazem exercícios, principalmente de alongamento. O diretor do Departamento de Esporte e Lazer (DEL) da Sejesp, Jersonilton Júnior, explica que “a prática das atividades começa às 9h, sempre em dias intercalados: segunda e quarta no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos, e terça e quinta na Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). Há previsão de ampliação para as demais secretarias”.

Já o coordenador do programa Servidor Saudável da Sejesp, Edelzio Junior, ressalta o acolhimento das secretarias. "O projeto foi abraçado de uma maneira incrível, todos querem se envolver. Fiquei surpreso com a aceitação muito rápida das atividades. Claro que o mérito em grande parte atribuo aos estagiários, que estão tornando as aulas bastante criativas", afirma Edelzio.

Quem participa uma vez, diz que nunca mais quer ficar parado. É o caso da Lourdes Silva, 49 anos. Copeira da Sema, Lourdes não perde uma aula, e faz questão de chamar cada um dos colegas de setor, contagiando a todos com sua empolgação.

"Depois dos 40 anos, decidi que eu precisava começar a fazer alguma coisa. Hoje eu ando de bicicleta e agora participo das aulas aqui no trabalho, eu amo. Sou a prova dos benefícios da ginástica laboral, eu tinha uma dor no ombro que passou graças a isso. Melhorei bastante as pernas, o condicionamento, tudo. Eu gosto e faço questão de chamar todo mundo mesmo, temos que estar juntos e aproveitar essa oportunidade" declarou.

O programa Servidor Saudável faz parte do Planejamento Estratégico da Prefeitura para os próximos anos, e conquistou até quem nunca havia realizado atividade física. Eurico Lisboa, que trabalha na Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Sema, descobriu que nunca é tarde para buscar práticas saudáveis. Aos 69 anos, teve o primeiro contato com a ginástica laboral através do programa.

"A única atividade que eu fazia anteriormente, era a caminhada, mas por conta das responsabilidades, parei, então há muito tempo eu não praticava nada. Quando esse programa começou, eu não imaginava como seria, mas depois dos exercícios a gente começa a relaxar e o corpo a ter melhores condições. Você pensa melhor, trabalha bem, foi altamente benéfico para mim, não perco uma. Estou gostando muito", disse.

Eurico sofria de constantes dores nas costas e com as atividades o problema foi amenizado.  "Acredito que uma pausa de cinco a dez minutos com exercício termina transformando a sua condição física para melhor. Eu antes sentia muitas dores, depois que comecei a realizar os exercícios melhorou, facilitou a minha vida. E se alguém me perguntar, eu sempre incentivo a aderir, pois vale a pena".

Para quem fazia pouca ou nenhuma atividade, hoje os servidores já contam as horas e esperam ansiosos para mais uma aula. De acordo com Érica Ramos, que faz parte da equipe de teatro ambiental da Sema, as atividades promovem além de um hábito saudável, uma maior interação entre os colaboradores. "Eu faço um pouco de atividade porque a gente estuda teatro e precisa ter um bom condicionamento físico para algumas práticas. Particularmente, eu gosto muito do programa, a iniciativa é bastante interessante. Sentimos imediatamente a diferença no nosso corpo. Nesse processo você se sente melhor no ambiente de trabalho. Além da união que acaba sendo espontânea, por causa das atividades um ajuda o outro, é mais um ponto positivo", afirmou.