Membros do Nudec Jabotiana recebem orientações da Assistência Social de Aracaju

Defesa Civil
17/05/2018 22h37

Nesta quinta-feira, 17, a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil de Aracaju, promoveu uma reunião que envolveu a Coordenação Municipal de Proteção Social Básica, o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) MadreTereza e o Núcleo Comunitário de Defesa Civil - Nudec Jabotiana. O encontro foi solicitado pelos membros do Nudec com o objetivo de obter esclarecimentos sobre os serviços prestados pela Assistência Social, assim como para entender como esses serviços podem se somar às ações do Núcleo Comunitário.

O coordenador da Defesa Civil de Aracaju, o major Sílvio Prado, explica que as ações intersetoriais também são desenvolvidas diante das ações dos Nudecs formados em outras localidades, para a otimização das atividades. "Um dos objetivos da criação desses Núcleos é que a Defesa Civil seja ligação direta entre o Nudec e os demais órgãos da Prefeitura de Aracaju. Então, essa reunião é um dos exemplos dessa interação. Esse trabalho conjunto possibilita a redução do tempo resposta, assim como, maior eficiente no sentido, principalmente, de minimizar os impactos causados pela chuva, assim como a garantia de assistência para as pessoas que necessitem", ressalta o coordenador.


Durante a programação desta quinta-feira,17, os moradores do bairro Jabotiana receberam a coordenadora da Assistência Social Básica, Lara Nascimento, que detalhou o funcionamento da Assistência Social no município e compartilhou informações sobre as formas de acesso aos serviços. "Essas ações em parceria com a comunidade são potencializadoras daquilo que o Cras objetiva fazer dentro das comunidades, desenvolvendo um trabalho de território que promove a autonomia da população. O trabalho o Nudec é muito importante porque chama a população pra essa compreensão de que eles também são agentes ativos, na parceria com o poder público", explica Lara.

 

A reunião com os voluntários do Nudec contou com a presença da coordenadora do Cras Madre Tereza, Aldrey Karine, que atende a região do Jabotina. Ela conta que a ação solicitada pelo Nudec foi muito pertinente para difundir o papel desempenhando pela Assistência Social. "Acho muito importante que da mesma forma que eu tenho conhecimento de como o Nudec vai desenvolver o seu trabalho, que eles saibam, também, o que fazemos no Cras. Isso possibilitará que eles possam demandar de nós e possibilitar, dessa maneira, que a gente trabalhe de forma integrada", finaliza.


Claudionete Cândia, membro voluntária do Nudec Jabotiana, acredita que os conhecimentos obtidos irão contribuir não apenas para as ações do Núcleo, mas impactando a atuação individual de cada um. "Quando percebemos essa demanda, eu não imaginava que surgiriam questões tão importantes. Em nosso bairro ha uma carência social e hoje sabemos que nós temos um espaço físico, com profissionais capacitados, para atender essa demanda. Antes, não tínhamos o conhecimento sobre todos esses serviços que o Cras tem para nos oferecer", comenta Claudionete.