Saúde acolhe profissionais da quarta convocação do Processo Seletivo Simplificado

Saúde
21/05/2018 20h14

O Centro de Educação Permanente (Ceps) iniciou a capacitação de acolhimento pedagógico dos profissionais convocados da última chamada do Processo Seletivo Simplificado (PSS), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Nesta segunda-feira, 21, a recepção reuniu os servidores que atuarão em todas as redes que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS) de Aracaju.

Durante esta semana, cada Rede será contemplada com atividades mais específicas, direcionadas para as diferentes atribuições destes profissionais. Nesta terça-feira, 22, o acolhimento terá foco nos convocados para trabalhar na Rede de Atenção Especializada (Reae) e na Rede de Atenção Primária (Reap). Já na quarta, 23, e na quinta, 24, será a vez dos novos servidores da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps).

De acordo com a gerente do eixo de Educação Permanente, Jane Curbani, 65 pessoas foram convocadas nesta quarta chamada do processo. “O acolhimento pedagógico é uma parte essencial do processo, pois acreditamos que ele acaba sendo um norteador para que essas pessoas entendam o ambiente que irão atuar, e quais são os contornos e as estratégias que a gestão está dando para o SUS de Aracaju”, enfatizou.

Primeiro contato

Para a assessora técnica da Reap, Nara Mariano, outro papel fundamental deste acolhimento é apresentar todas as redes da SMS aos profissionais, para que eles entendam como o serviço funciona. “Aqui, eles também podem se enxergar dentro da rede de Saúde de Aracaju, conhecer a estrutura organizacional da Secretaria, a quem vai se reportar no dia a dia do processo de trabalho. Conversamos com os trabalhadores sobre o que esperamos deles, porque algumas áreas específicas precisam de fortalecimento, e foi por isso foi realizado o PSS. Este é o espaço para tirar todas as dúvidas, incluindo assuntos trabalhistas e cumprimento de carga horária”, explicou.

O instrutor de artes livres e oficineiro na área de Saúde Mental, Alan Caetano, que vai trabalhar no Centro de Atenção Psicossocial AD Primavera, reconheceu que o acolhimento é uma iniciativa de extrema importância. “Essa ação mostra os pontos positivos promovidos pela Saúde de Aracaju. Além disso, podemos conhecer as pessoas que gerenciam os setores e as áreas de atuação da SMS, o que faz com que a gente acabe nos sentindo parte de um todo. Nossa principal orientação nesta etapa é cuidar do outro como gostaríamos que cuidassem da gente, e isso já demonstra a dedicação que devemos assumir ao iniciar nossas atividades”, pontuou.