Assistência promove apoio técnico com profissionais dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos

Assistência Social e Cidadania
22/05/2018 19h04

A Secretaria Municipal da Assistência Social promove, durante três dias, encontros de qualificação com profissionais dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A convite da Secretaria, a técnica de serviços de convivência do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Késsia Oliveira, veio à capital e trouxe um plano pedagógico sobre a metodologia, forma de organização e importância da oferta dos Serviços de Convivência no município.O primeiro dia da capacitação aconteceu na tarde desta terça-feira, 22, no Estação Cidadania, e segue nos dias 24 (durante todo o dia) e 25 (pela manhã) deste mês.
 
Disseminar o conhecimento sobre a importância da qualificação da oferta dos serviços prestados pela Assistência. Esse é o principal objetivo dos encontros, que unem, em um único espaço de discussão e debate, profissionais da Rede Assistencial de Aracaju. Segundo Késsia Oliveira, sua vinda à capital sergipana vai contribuir na melhoria dos serviços oferecidos através da Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). “Vamos fazer algumas observações sobre aspectos que precisam ser melhorados para qualificar a oferta dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que compõe a Proteção Social Básica e são parceiros da PAIF, principal serviço da Assistência Social, e que tem uma grande importância no Brasil. Desde 2013, estamos tentando qualificar esses serviços para fazer com que seus profissionais e usuários tenham consciência do poder transformador que esses serviços podem ter na vida das pessoas”, explica a técnica.

De acordo com o secretário adjunto da Assistência Social de Aracaju, Valdiosmar Vieira, os encontros também funcionam como uma forma de capacitação sobre o Manual de Serviços de Convivência para crianças de zero a seis anos, escrito recentemente pelo Ministério do Desenvolvimento Social, e ampliar os conhecimentos de todos os profissionais beneficiados. “Estamos promovendo diversas medidas durante esse processo de educação permanente para capacitar a nossa equipe da Secretaria. Este apoio técnico traz em primeira mão orientações sobre um Manual que é novo e precisa ser esclarecido para todos os profissionais dos Serviços de Convivência. Além disso, estamos trazendo os profissionais da área da Assistência Social para que eles tenham um entendimento ainda mais amplo das Políticas de Assistente Social como um todo. Não queremos que estes profissionais fiquem focados apenas em suas atividades específicas, mas que conheçam um pouco do todo para fortalecer as especificidades dos seus afazeres”, ressalta.
 
A coordenadora do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) Gonçalo Rollemberg, Ana Flávia Ribeiro, enxerga a oportunidade como um laço que une as unidades e suas respectivas funções fazendo com que todos ampliem os seus conhecimentos sobre a Assistência e o seu papel social. “O contexto social está em constante movimento e para nós que trabalhamos com pessoas em situação de vulnerabilidade é necessário sempre estar buscando a atualização sobre as transformações, porque é algo que está mudando constantemente. Esse apoio técnico também fez com que os diversos setores se reunissem fazendo com que ampliássemos os nossos conhecimentos sobre outras áreas”, observa.