Residentes do HU levam atividade para senhoras atendidas pelo Cras João Oliveira Sobral

Assistência Social e Cidadania
23/05/2018 18h22

‘Acreditar em seus sonhos’. Essa foi a temática de mais uma ação promovida por residentes do Programa de Residência Multidisciplinar em Saúde do Adulto e Idoso, do Hospital Universitário, com a Unidade de Saúde da Família (USF) José Machado. A atividade foi realizada no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) João Oliveira Sobral, unidade da Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, onde atendeu cerca de 40 senhoras referenciadas pela instituição assistencial na tarde desta quarta-feira, 23.

No auditório do Cras, foi montada uma árvore de ilustração onde cada membro da ação poderia escrever o seu sonho em um papel e colar dentro do desenho. A atividade teve como intuito motivar as participantes e mostrar que todo sonho é possível de ser realizado. “Nós fizemos uma árvore onde a base é aquilo que deu a sustentação para elas chegarem ao que são hoje. O amor, honestidade, respeito foram algumas das palavras destacadas pelas participantes que mostraram o quanto esses sentimentos e práticas ajudaram no processo de evolução de cada uma. Os frutos da árvore representam os sonhos que elas ainda querem conquistar, então, colocamos esses frutos ali e mostramos que tudo é possível, principalmente a concretização destes sonhos expostos com tanto carinho”, disse a fonoaudióloga e residente Ítala Queiroz.

Segundo a fisioterapeuta e residente, Jamile Ferreira, todas as semanas o Cras recebe atividades voltadas ao público adulto e idoso com a pretensão de garantir um melhor bem estar às pessoas atendidas. “O nosso intuito é trazer o conhecimento e o cuidar para as pessoas atendidas. Muitas aqui, por exemplo, acham que só porque chegaram em uma certa idade, por serem pessoas mais velhas, elas não podem mais sonhar e que a vida já se foi. Viemos mostrar o contrário e empoderá-las para que não desistam dos seus sonhos. Essa é uma ação que faz bem até mesmo para a autoestima dessas pessoas”, ressalta.

Os mais diversos sonhos foram expostos na dinâmica. A dona de casa Rita de Cássia ficou muito contente com a intervenção, dois dos seus sonhos são ter a sua casa própria e ver a felicidade estampada nos rostos dos seus filhos. “Agradeço a Deus e ao Cras pela atividade que nos deixa muito bem. Dentre os meus sonhos, eu escolhi compartilhar a vontade de ter a minha casa própria e também sempre ver a felicidade junto à minha família”, destaca.

Dona Maria Nivalda Santos sonha em encontrar o seu filho que está desaparecido há 19 anos. “O meu maior sonho é encontrar o meu filho que desapareceu e nunca mais tive a oportunidade de encontrá-lo. Eu continuo acreditando que a esperança é a última que morre e essa atividade veio justamente para reforçar essa minha crença”, disse.