Secretarias municipais promovem evento de combate à violência contra os idosos

Saúde
19/06/2018 20h31

Um exemplo do trabalho intersetorial entre as secretarias municipais da Saúde (SMS), da Educação (Semed) e da Assistência Social foi o III Encontro em Defesa da Pessoa Idosa, promovido na tarde desta terça-feira, 22, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado no último dia 15 de junho. O evento aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Antônio Valença Rollemberg no Conjunto Augusto Franco.

De acordo com a técnica responsável pelo Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes (Nupeva) da SMS, Lidiane Gonçalves, o objetivo deste encontro é sensibilizar a sociedade em prol do enfretamento à violência. “Nossa intenção é apropriar as pessoas idosas acerca desta temática e dos diversos tipos de violência contra esta parcela da população. Buscamos promover o fortalecimento da liberdade e autonomia deles”, explicou.

Lidiane disse que é do conhecimento de todos que a expectativa de vida da população vem aumentando. “É importante também que a família, a sociedade, e os profissionais da Saúde, da Educação e da Assistência estejam nesse contexto para ampliar ainda mais o olhar na atenção aos mais velhos, pois eles precisam ser ouvidos e ajudados. Neste sentido, a promoção da linha de cuidado do idoso é algo que vem sendo intensificado nas redes destas três secretarias municipais. É essencial estarmos juntos no fortalecimento dessa causa”, pontuou.

Em 2016, foram realizadas 58 notificações de violência, e no ano passado foram 71, através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação de Vigilância de Violências e Acidentes (Sinan/Viva). “Ainda assim não podemos retratar a realidade da pessoa idosa em Aracaju, pois muitos casos são subnotificados, ou por falta de registros, ou pela própria dificuldade da vítima perceber que passou por uma situação de violência. Por isso que devemos cada vez mais adentrar nesses espaços, e é fundamental discutir o assunto com as crianças nas escolas, debater nas Unidades Básicas de Saúde com os grupos de idosos e com a sociedade de uma forma geral”, enfatizou Lidiane.

Importância

Para a coordenadora do Cras Antônio Valença, Luciana Prado Menezes, um dos pontos mais importantes deste encontro foi o fortalecimento de estratégias conjuntas entre vários setores da gestão. “Quando os equipamentos da Prefeitura se unem, há uma maior força, pois conseguimos mobilizar mais idosos e também uma equipe maior que poderá dar suporte nas orientações sobre certas atitudes que não estão corretas, tomadas até mesmo por familiares. Quando recebemos algumas reclamações, encaminhamos ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que é o local apropriado para o acompanhar esses caso”, informou.

A aposentada Maria de Lourdes Melo, 81, disse que gosta de participar de todos os eventos que a Unidade de Saúde e o Cras promovem. “Além de ser um ambiente bom e respeitoso, fico sabendo dos meus direitos. Muitas coisas que disseram aqui eu nem sabia que era uma violência contra nós, como um jovem não oferecer um assento no ônibus para os mais velhos. É bom termos conhecimento”, frisou.

O delegado Gabriel Nogueira, responsável pela Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso e Pessoas com Deficiência, da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), explicou a rede de proteção e de atendimento existente. Além disso, houve uma dramatização sobre a problemática com o grupo de idosos “Jovens Há mais Tempo”, da Unidade de Saúde da Família (USF) Fernando Sampaio, do conjunto Castelo Branco, e um aulão do Programa Academia da Cidade.

Participaram do evento a coordenadora pelo Programa Saúde do Adulto e do Idoso da SMS, Patrícia Ribeiro Rocha; a representante da Coordenação de Assistência Social da Rede de Atenção Primária (Reap) da SMS, Sheyla Magna da Silva; a gerente da USF Augusto Franco, Alessandra Melo de Jesus, e o grupo de idosos “Conte Conosco”, além de técnicas e residentes da mesma unidade. Também estiveram presentes representantes da Semed e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, como a presidente Maria José Matos.