Profissionais da SMS realizam mais uma reunião do Conselho Municipal de Saúde

Saúde
12/07/2018 17h51

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu, nesta quinta-feira, 12, mais uma reunião do Conselho Municipal da Saúde (CMS). O objetivo deste encontro, realizado entre gestores da Saúde, foi debater e deliberar assuntos pertinentes à apresentação das ações desenvolvidas na campanha de vacinação contra a Influenza e do Programa Academia da Cidade.

A iniciativa faz parte das principais diretrizes da atual gestão da SMS e também promove uma aproximação com o controle social. O secretário adjunto da SMS, Carlos Noronha, que é conselheiro suplente da secretária Waneska Barboza, falou sobre os debates realizados durante os encontros. “O CMS é um espaço paritário de discussão do Sistema Único de Saúde (SUS) em Aracaju. Nele, objetivamos reafirmar a atuação da SMS, principalmente na promoção e prevenção da saúde, através de pautas que fortaleçam e estreitem as relações com os conselheiros, porque entendemos que devemos buscar a união de todos em prol do mesmo objetivo, que é o melhor para os nossos usuários”, explicou.

Apresentação das ações

No que diz respeito à campanha de vacinação, a coordenadora de Imunização da SMS, Tânia Nunes, apresentou diversas informações. Uma delas é que, nestes quase dois meses de vacinação, Aracaju conseguiu resultados satisfatórios frente aos índices nacionais. “Mobilizamos toda nossa equipe técnica e conseguimos ultrapassar a meta preconizada pelo Ministério da Saúde. Promovemos diversas ações de mobilização desde o início da campanha, em abril. Uma das principais foi o lançamento da unidade itinerante de vacinação", disse Tânia.

Ainda segundo Tânia, o posto móvel foi a grande novidade que diferenciou a campanha dos anos anteriores. "Além deste fator, todas as unidades básicas foram abertas no sábado, dia 12 de maio [Dia D], exclusivamente para imunizar a população. Também atuamos em dois asilos da capital (Rio Branco e Same), e montamos estandes nos dois shoppings da cidade para atender as pessoas que não tinham tempo de se vacinar durante a semana. Enfim, colocamos em prática várias estratégias para tentar chegar ao nosso público, porém ainda precisamos reforçar que o verdadeiro sucesso de uma campanha de vacinação só é possível de ser conquistado se existir a colaboração dos próprios usuários”, acrescentou a coordenadora.

Academia da Cidade

Pela primeira vez, os gestores do Programa Academia da Cidade (PAC) apresentaram as ações realizadas ao CMS. Existente há 14 anos no município, o programa tem como objetivo promover uma melhor qualidade de vida, ampliando a potencialidade da saúde individual e coletiva, reduzindo vulnerabilidades e riscos à saúde decorrentes de determinantes sociais, econômicos, culturais e ambientais.

"É a primeira vez que o Programa Academia da Cidade se apresenta para o Conselho Municipal. Hoje, mostramos o quanto todas as ações realizadas ajudam a diminuir o sedentarismo, que é um dos temas mais debatidos no mundo, com o crescimento da obesidade e seus problemas relacionados", disse o coordenador do Programa Academia da Cidade (PAC), Magno Carvalho.

Outra linha de ações importante e bastante discutida dentre os membros do conselho é a intersetorialidade  da gestão. "Algumas reuniões já foram realizadas entre a SMS e a Sejesp, onde nos integrarmos ao fortalecimento da intersetorialidade da gestão. O programa Academia da Cidade, foi um dos instrumentos para que Aracaju conquistasse o título de capital de qualidade de vida, e para retornamos a este título precisamos construir possíveis parcerias, até com outros órgãos", complementou o coordenador.

Informes

Ainda nesta última reunião, foi divulgada a data da implantação do Prontuário Eletrônico do Sistema Municipal de Saúde, pela coordenadora da Rede de Atenção Primária (Reap), Monalisa Fonseca. Com objetivo de informatizar, fortalecer e melhorar a assistência aos usuários do SUS, a nova ferramenta será apresentada na próxima terça-feira, 17, no auditório Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.

Também foi anunciada, pela coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Aracaju (Covepi), Tânia Santos, a capacitação de todos os conselheiros locais, sobre o Projeto Vida no Trânsito, que está previsto para acontecer no mês de agosto.

A secretária da Mesa Diretora do CMS Aracaju, Núbia Santana Bispo, falou sobre a importância da reunião. "Tivemos vários esclarecimentos para os conselheiros, e o mais importante deste encontro hoje foi a aprovação do regimento interno para os Conselhos Locais de Saúde”, acrescentou.