Taça Cidade de Aracaju abre portas para o reconhecimento do futsal feminino

Juventude e Esporte
13/07/2018 12h10

Com força e determinação, é a vez das mulheres calçarem o tênis para mostrar todo talento em quadra. Em mais uma edição da Taça Cidade de Aracaju de Futsal Feminino, 14 equipes se enfrentarão pelo título de campeã. Com idade livre, a competição começa neste sábado, 14, na quadra ao lado da Arena Batistão. Promovida pela Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp), o objetivo do campeonato é fomentar o futsal feminino na capital.

“Esse é o grande objetivo da competição, fomentar o esporte para as equipes femininas, visto que há uma carência de atividades voltadas para as mulheres. Também há uma ansiedade muito grande por parte das equipes que aguardam o início dos jogos. Serão dois meses de disputas todos os sábados”, afirmou o coordenador de Esportes de Inclusão da Sejesp, Luiz Carlos Bossa Nova.

Segundo Júnior Santos, técnico do Real Sergipe, que foi vice-campeão em 2017, o treinamento é pesado para manter o ritmo e buscar o título. “Fomos vice-campeões ano passado e estamos muito esperançosos. Nosso início de ano teve suas baixas, mas conseguimos nos reerguer e já conquistamos dois títulos e um vice-campeonato. Sabemos que essa competição é muito importante para o futsal feminino, uma das mais importantes do estado, e sempre que entramos nas competições é para ganhar e nessa não será diferente, até porque estamos batendo na trave nessa competição há alguns anos. Em 2018 pretendemos chegar ao título”, declarou.

Presidente e goleira da equipe do Ajax, Ivone Neri vai se aposentar esse ano das quadras. De acordo com Ivone, a Taça Cidade de Aracaju abre portas para a valorização do futsal feminino, que ainda trilha um longo caminho até a igualdade e reconhecimento no cenário esportivo. “Diante de todas as dificuldades enfrentadas para que ocorra o reconhecimento do futsal feminino, a Taça promovida pela Sejesp vem abrindo um leque de possibilidades para desmistificar o machismo existente em nossa sociedade, contribuindo para possíveis contratações. Essa competição nos possibilita participar com humildade e sabedoria para chegarmos ao tão almejado objetivo, que é a vitória. Nossa equipe vem treinando muito forte e centrada para estar no patamar necessário para chegar ao nosso êxito”, disse.

Após levar o título de campeão ano passado, o time do Barcelona já coleciona a quarta participação nos jogos. Técnica da equipe, Vanessa Nunes, revelou a admiração pela Taça, que considera a maior competição feminina de Sergipe. “Não vemos a hora de começar, a expectativa é a melhor possível. A copa é o maior evento feminino do estado”, pontuou.